Conteúdo - Parte 1

444 2 0
                                    

Introdução

Nós consolidamos os comentários relativos às passagens paralelas do evangelho de Lucas, em nossos livros sobre os evangelhos de Mateus e João.

Agora, estamos apresentando um comentário separado das passagens de Lucas que não se encontram registradas nos demais evangelhos.

Ao mesmo tempo, aproveitamos a oportunidade para apresentar também em quais passagens Lucas concorda com Mateus, Marcos e João, sem, no entanto, comentá-las, por já tê-lo feito nos citados evangelhos.

Lucas 1

Lucas começa o seu evangelho apresentando as circunstâncias miraculosas que trouxeram ao mundo aquele que deveria ser o precursor do Messias, a saber, João Batista, de quem profetizara Isaías como sendo aquele seria a voz que clamaria no deserto, para efetuar a transição da Antiga para a Nova Aliança.

João Batista merecia este destaque na revelação do Novo Testamento, porque seria o último profeta pertencente ao Antigo Testamento, e que confirmaria pessoalmente na presença de Cristo tudo o que a Lei e os profetas haviam preanunciado a Seu respeito.

Assim, o intuito do registro destas cousas não era para a glória de João, mas para a glória de Cristo, a quem Ele deveria anunciar.

Tanto que não foi o feto que se encontrava no ventre de Maria (Jesus) que pulou de alegria quando esta veio ao encontro de sua parenta Isabel, mas o feto que estava no ventre desta última (João).

Deus enviou o Arcanjo Gabriel a um casal piedoso já avançado em idade em sem condições de gerar um filho por meios naturais, e então, apesar de sua piedade e ser sacerdote, Zacarias, não creu na mensagem do anjo de que sua esposa geraria dele, Zacarias, um filho a quem deveria por o nome de João.

É interessante observar que Zacarias vinha orando há muito tempo para que sua mulher, que era estéril, concebesse, e isto devia ser com certeza por ser movido pelo Espírito Sano tem tal sentido, já que Deus havia planejado trazer através deles Aquele de quem falara o profeta Isaías cerca de 600 anos antes.

Só que ao receber a resposta à sua oração através do anjo, não creu, pois foi-lhe dito que o menino que nasceria seria motivo de alegria para muitos, porque seria grande diante do Senhor, sendo nazireu e cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe, de modo que teria poder para converter muitos israelitas ao Senhor, de modo que nele se cumpriria a profecia de Malaquias de que iria adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo apercebido.

Como Zacarias não creu, foi-lhe dado um sinal da parte de Deus, do Seu poder miraculoso para gerar a criança, de modo que os escolhera em idade avançada para este propósito, e este sinal foi o de fazer com que Zacarias ficasse mudo até o dia do nascimento do filho que lhe fora prometido.

Como Deus realizara grande abundância de sinais e prodígios miraculosos nos dias de Moisés, para atestar ao povo de Israel que Moisés era seu enviado, e que Ele somente era o Deus de Israel, para que dessem crédito às Suas Palavras através de seus servos escolhidos, de igual forma procedeu nos dias de Josué, dos Juízes, e nos dias de Davi, Salomão, dos profetas Elias e Eliseu, voltou o Senhor a dar sinais e prodígios confirmatórios daqueles que revelariam a Sua vontade na nova dispensação, ainda que João não fizera qualquer milagre, pois isto estava reservado para Aquele ao qual deveria anunciar.

Deus estava cumprindo a promessa que havia feito aos patriarcas naqueles dias, e isto foi reconhecido por Maria, em suas palavras, e pelo próprio pai de João, que profetizou acerca do ministério de seu filho, quando ficou cheio do Espírito Santo.

Evangelho de LucasOnde histórias criam vida. Descubra agora