Conteúdo - Parte 3

48 0 0
                                    

16 - O Evangelho Sendo Anunciado na

Macedônia

(Atos 16)

Nós vimos no final do capítulo anterior (Atos 15) que Paulo havia dado início à sua segunda viagem missionária juntamente com Silas, indo por terra através da Síria e Cilícia, para alcançar as igrejas da Galácia que haviam sido fundadas na sua primeira viagem missionária em companhia de Barnabé (Derbe, Listra, Icônio e Antioquia da Psídia).

Ao alcançar as cidades de Derbe e Listra, esteve em contato nesta última com um cristão chamado Timóteo, do qual davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio, quanto à sua piedade e consagração ao serviço do Senhor, de maneira que Paulo quis que ele o acompanhasse em seus empreendimentos missionários, e Timóteo viria a servi-lo como um filho a seu pai, até os últimos dias da vida de Paulo.

Como o pai de Timóteo era grego, mas sua mãe era uma cristão judia, chamada Eunice, Paulo circuncidou Timóteo, porque que seu pai era grego.

Mas como era judeu por parte de mãe, Paulo providenciou para que Timóteo fosse circuncidado para não servir de motivo de escândalo para os judeus, cujas consciências não lhes permitiam se desvencilharem dos costumes cerimoniais da Lei de Moisés.

No entanto, conforme podemos ver no segundo capítulo de Gálatas, Tito, outro cooperador de Paulo no evangelho, que era filho de pais gregos, não foi constrangido pelo apóstolo a se circuncidar para que a verdade em relação aos gentios permanecesse de pé, que nenhum deles estava obrigado à circuncisão, conforme decisão confirmada no Concílio de Jerusalém, quanto à vontade de Deus em relação à Igreja dos gentios.

Nós podemos deduzir da atitude de Paulo em relação a Timóteo, mandando que fosse circuncidado, que não se opunha à circuncisão dos judeus, mas somente se opunha que se ensinasse que uma pessoa é salva por se circuncidar; o que não era verdade, e que Deus estava provando isto ao salvar gentios sem lhes exigir que fossem circuncidados.

Na ocasião em que Timóteo foi circuncidado, durante a segunda viagem missionária de Paulo, já havia ocorrido o concílio de Jerusalém, porque se diz no verso 4, deste 16º capítulo de Atos, que à medida que Paulo e Silas passavam pelas cidades, entregavam aos irmãos as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos da igreja de Jerusalém, para serem observadas pelos cristãos gentios, conforme vimos no capítulo anterior a este de Atos.

Paulo cita em Gálatas 2.1 que retornara a Jerusalém quatorze anos depois de ter ali estado por quinze dias com Pedro (Gál 1.18), ocasião em que se fazia acompanhar de Barnabé e Tito, no chamado concílio de Jerusalém citado em Atos 15.

Nós vemos que não havia ainda se separado de Barnabé, o que ocorreria não muito depois, quando desse início a esta sua segunda viagem missionária, depois de ter retornado de Jerusalém a Antioquia da Síria.

Paulo estava então plenamente seguro e firme quanto à doutrina que pregava.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jun 21, 2016 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Atos dos Apóstolos - Evangelho - Missões - EvangelizaçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora