"PROTAGONISTA"
"Tudo o que você faz agora se projeta para fora e afeta a todos. A sua postura pode fazer brilhar seu coração ou refletir ansiedade. A sua respiração pode irradiar amor ou deixar a sala inteira triste. O seu olhar pode despertar alegria. Suas palavras podem inspirar liberdade. Cada ação sua pode abrir corações e mentes."
David Deida
Os ENFJs são líderes naturais, cheios de paixão e carisma. Formando cerca de 2% da população, muitas vezes eles são nossos políticos, treinadores e professores, estendendo a mão e inspirando os outros a fazerem o bem para o mundo. Com uma confiança natural que gera influência, os ENFJs se orgulham e se divertem guiando os outros para trabalharem para melhorarem a si mesmos e a sua comunidade.
FIÉIS ÀS PESSOAS
As pessoas se sentem atraídas a personalidades fortes, e os ENFJs irradiam autenticidade, preocupação e altruísmo, sem ter medo de se impor e falar o que acharem necessário. Para eles, a comunicação com os outros é natural e fácil, ainda mais pessoalmente, e o seu traço Intuitivo (N) ajuda as pessoas com o tipo de personalidade ENFJ a alcançarem todas as mentes, através de fatos e lógica ou de pura emoção. Os ENFJs facilmente enxergam a motivação das pessoas e aparentemente desconectam eventos, e conseguem juntar essas ideias e comunicá-las como um objetivo em comum, com uma eloquência que é fascinante.
O interesse que os ENFJs possuem nos outros é genuíno, e é quase um defeito – quando acreditam em alguém, se tornam demasiadamente envolvidos nos problemas dessa pessoa, e confiam demais neles. Por sorte, essa confiança tende a ser uma profecia que cumpre a si própria, porque o altruísmo e a autenticidade desse tipo de personalidade inspira as pessoas com as quais eles se importam, e estes passam a serem melhores para si mesmo. Mas, se não tomarem cuidado, podem sobrecarregar seu otimismo, forçando os outros a irem mais longe do que estão prontos para ir.
Os ENFJs são vulneráveis a mais uma armadilha: eles possuem uma grande capacidade para refletir e analisar seus próprios sentimentos, entretanto, ao se envolverem muito na situação de outra pessoa, podem desenvolver uma espécie de hipocondria emocional, vendo o problema dos outros em si mesmo, tentando resolver algo dentro de si que nem ao menos existe. Se eles limitarem-se a partir de problemas que outros estão vivenciando, poderão ter suas habilidades de ver além do dilema e acabarem por não conseguir ajudar ao outro. Quando isso acontece, é importante que o ENFJ se afaste e use a habilidade de reflexão própria para conseguir distinguir o que eles realmente estão sentindo, e o que é um assunto separado que precisa ser analisado de outra perspectiva.
...A BATALHA NÃO DEVERÁ NOS DETER O APOIO A UMA CAUSA QUE ACREDITAMOS SER JUSTAOs ENFJs são pessoas atenciosas e verdadeiras, que fazem o que dizem, e nada faz eles mais felizes do que tomar a liderança, unindo e motivando a sua equipe com um entusiasmo contagiante.
As pessoas que possuem o tipo de personalidade ENFJ são altruístas dedicados, o que às vezes pode ser um defeito, e eles não tem medo de se arriscar quando estão defendendo as ideias e as pessoas em que acreditam. Não surpreende que muitos dos ENFJs famosos tenham sido presidentes dos EUA – esse tipo de personalidade quer liderar o caminho para um futuro melhor, seja liderando uma nação para a prosperidade ou seu próprio time de futebol em uma vitória difícil.