Ativista

293 8 0
                                    

"ATIVISTA"

"Não me interessa o que você faz da vida. Quero conhecer os seus desejos – e se você permite-se sonhar em sucumbir aos anseios do seu coração. Não me interessa a sua idade. Quero saber se você arriscára parecer um tolo – por amor – pelos seus sonhos – pela aventura de estar vivo."

Oriah Mountain Dreamer

O tipo de personalidade ENFP é de um verdadeiro espírito livre. Eles são o coração da festa, mas ao contrário dos Exploradores, estão menos interessados na animação pura e no prazer do momento e sim em aproveitar as conexões sociais e emocionais que fazem com os outros. Charmosos, independentes, energéticos e compassivos, o 7% da população que eles compreendem podem ser encontrados em qualquer multidão.

VOCÊ PODE MUDAR O MUNDO COM APENAS UMA IDEIA

Mais do que apenas animadores sociais, os ENFPs, como todos os seus primos Diplomatas, são formados pela sua característica Intuitiva (N), permitindo que eles leiam nas entrelinhas com curiosidade e energia. Eles tendem a ver a vida como um quebra-cabeça grande e complexo, onde tudo está conectado – mas, ao contrário dos Analistas, que tendem a ver esse quebra-cabeça como uma série de manobras sistemáticas, os ENFPs veem através do prisma da emoção, compaixão e misticismo, e estão sempre procurando por um significado profundo.

Os ENFPs são intensamente independentes, e, muito mais do que estabilidade e segurança, eles anseiam por criatividade e liberdade.

Muitos outros tipos estão propensos a achar essas características irresistíveis e, se eles encontram o motivo que faz sua imaginação brilhar, os ENFPs trarão uma energia que muitas vezes os coloca no centro das atenções, sendo vistos como líderes ou gurus pelos seus companheiros – mas não é onde esses apaixonados por independência querem estar. É ainda pior se eles são assolados com tarefas administrativas ou manutenções rotineiras que podem acompanhar uma posição de liderança. A autoestima do ENFP é dependente da sua habilidade de criar soluções originais, e eles precisam saber que possuem a liberdade de serem inovadores – eles podem facilmente perder a paciência ou se tornar abatidos se ficarem presos em um papel chato.

NÃO PERCA AQUELE "PEQUENO TOQUE DE LOUCURA"

Por sorte, os ENFPs sabem como relaxar, e são perfeitamente capazes de mudar de pessoas dedicadas, conduzidas por ideias no espaço de trabalho, para pessoas divertidas e entusiásticas na pista de dança, com uma rapidez que surpreende até seus amigos mais íntimos. Isso também dá a eles a chance de se conectar emocionalmente com os outros, oferecendo uma percepção sobre o que motiva seus amigos e colegas. Eles acreditam que todo mundo deveria tirar um tempo para reconhecer e expressar suas emoções, e a sua empatia e sociabilidade tornam isso um assunto normal de conversa.

Porém, o tipo de personalidade ENFP precisa tomar cuidado – eles confiam demais na sua intuição, presumem ou antecipam demais das motivações de um amigo, podem interpretar mal os sinais e frustrar seus planos, o que não aconteceria com uma abordagem mais direta e simples. Esse tipo de estresse social é a perturbação que mantém os Diplomatas, que são focados na harmonia, acordados durante a noite. Os ENFPs são muito emotivos e sensíveis, e quando eles passam por cima de alguém, ambos acabam sendo atingidos.

Os ENFPs passarão uma boa parte do tempo explorando relacionamentos sociais, sentimentos e ideias, antes de encontrar alguma coisa que realmente seja verdadeira. Mas, quando eles finalmente encontrarem seu lugar no mundo, a sua imaginação, empatia e coragem provavelmente produzirão resultados incríveis.

Tipos de PersonalidadesOnde histórias criam vida. Descubra agora