Rebuscando a consciência, veio a minha mente uma partida de basquete realizada no ginazinho de esportes de Cariri do Tocantins, pouco tempo depois de sua inauguração, na década de 1990.
Há partidas memoráveis, isso independe da modalidade esportiva, como por exemplo, a seleção de vôlei quando nos encheu de orgulho ao faturar a tão sonhada medalha olímpica contra a Rússia, em 1992. Aquele time ficou conhecido como 'a geração de ouro'. Um pouco antes, nos Jogos Pan-americanos de Indianápolis, em 1986, também tivemos uma vitória épica, só que no basquete. Os americanos se curvaram ao talento de uma seleção até então desconhecida. Na ocasião, vencemos os donos da casa, o chamado 'Dream team', pelo placar de 120 x 115, depois de estarmos perdendo por 18 pontos de diferença no terceiro quarto da partida. Foi uma virada histórica. São vários os momentos de glórias relacionados ao esporte.
Todavia, não se pode dizer o mesmo do que aconteceu em Cariri em meados dos anos 90. É algo muito engraçado. E não poderia ser diferente, pois os desportistas da cidade organizaram uma partida de basquete no ginásio, chamaram seus amigos, compraram uma bola e foram se divertir.
Seria o início de uma prática que poderia vir a se tornar frequente no município. Poderia! Mas não foi, porque... Acreditem, ninguém conseguia fazer sequer um ponto. Alguns culparam as marcações da quadra, a altura da tabela e até o tamanho do garrafão.
Em determinado momento, quiseram abaixar a cesta...
A verdade é que ninguém marcou ponto. Não havia tática, muito menos jogadores técnicos. Onde a bola estava, tinha oito, nove jogadores...
Depois de dez minutos, resolveram encerrar o jogo com o placar zerado. Quem esteve presente diz que nunca tinha visto tamanhos maus-tratos à bola.
Os caras judiaram da bola.
Alguns duvidam dizendo que é conversa fiada, papo pra boi dormir, outros riem à beça. O certo é que a partida aconteceu mesmo e que ficou na história de Cariri como o jogo de basquete que terminou em 0 x 0.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Crônicas e Contos Universitários
Non-FictionCrônicas e contos universitários traz, na maioria dos textos, histórias e episódios baseados na vivência de Dorcídio Ponciano nos tempos de faculdade. Além de os fatos abordados nas crônicas serem, em sua grande maioria reais, o autor apresenta dive...