O mercadinho da Alameda Madrid e o jogo do Brasil

13 2 1
                                    

Atravesso a avenida a passos largos. Apresso-me mais ainda ao ouvir xingamentos e lamentações. Chego em meu destino quase correndo.

– De quanto está o jogo, senhor? – pergunto.

– Brasil tá perdendo! – O dono do mercadinho na esquina da Alameda Madrid responde com uma certa incredulidade.

– Sabia que essa seleçãozinha não conseguiria ganhar jogo nenhum nessa Copa! – Concluo.

– Calma, rapaz tem todo o segundo tempo. – um homem diz.

– Ahhh tá no intervalo? É?

– Claro!

– Ah não! Dá tempo virar (disse isso só para me enganar). A Turquia não é isso tudo! – mas tinha um atacante que era o bicho, um tal de Hakan Sukur. Não foi ele quem marcou nesse dia, porém jogava muito.

Aproveitei que o jogo estava no intervalo e, com meu pessimismo em alta (eu não via qualidade alguma naquele time), aproveitei para apelidar quase todos os jogadores da seleção canarinho.

Scolari, o comandante do escrete, foi carinhosamente chamado de RUINLIPÃO. Marcos virou RUINCOS.

Cafu era RUINFU.

Rivaldo, RUINVALDO.

Ronaldinho Gaúcho, era RUINALDINHO GAÚCHO.

Ronaldo fenômeno ganhou o apelido mais bonitinho de todos, RUINALDO. E Luizão, que cavou o pênalti para o gol da virada, eu chamei de RUINZÃO.

Havia ainda RUINÍLSON, RUINQUE Júnior, RUINIOR e RUIMBERTO Carlos.

Os presentes naquele humilde, mas requintado entreposto, se divertiram à beça ouvindo os apelidos. Pouco mais de dez pessoas, entre as quais, meninos, acadêmicos e clientes, que se amontoaram entre as prateleiras para assistirem a estreia da seleção verde e amarelo e, como não poderia ser diferente, sofreram muito.

Quando saiu o gol da virada, ninguém queria saber se o Brasil havia jogado bem ou não. Todos começaram a gritar (inclusive eu), outros se abraçavam.

Depois disso, encontrei em um jornal uma tabelinha que mostrava o Brasil campeão em 2002. Passei a acreditar.

O título veio deforma emocionante, não porque eu comecei a confiar naquele plantel (a talfamília Scolari), mas pelo futebol solidário praticado por eles.


Crônicas e Contos UniversitáriosOnde histórias criam vida. Descubra agora