A Placa Mãe é uma placa de circuito impresso que interliga todos os componentes do computador, ela é basicamente o coração do mesmo.
A placa mãe pode ser considerada o componente mais importante de todo o computador, mas não afeta no desempenho final.A principal diferença entre elas se define em o que chamamos de "chipset", que seria quais são os recursos que ela possui. Alguns exemplos de chipsets mais "high end", são os chipsets Z97, X99, Z170, X79, onde os mesmos possuem mais conectores Usb, Pci-E, e também um maior suporte a overclocks.
Os componentes que estão ligados a placa-mãe, estão ligados a mesma via conectores, como por exemplo o processador, que está ligado a placa-mãe pelo CPU-Socket(ou soquete do processador), que varia dependendo da fabricante, ou simplismente do modelo do processador. Já as placas de vídeo tem um conector que é usado praticamente o mesmo em todas as placas de video atuais, a unica diferença entre elas é a quantidade de dados que este barramento pode transmitir ao mesmo tempo. Já as unidades de armazenamento possuem dois tipos de conectores. As memorias RAM sao conectadas a um soquete especifico que pode variar entre DDR, DDR2, DDR3 e DDR4. Os H.D's e os S.S.D's são cobectados na maioria das vezes por um cabo SATA que interliga o mesmo a placa-mãe.
Na placa-mãe possuimos dois "controladores" , que seria o chipset ponte-sul (southbridge) e o chipset ponte-norte (northbridge).
O chipset northbridge é o responsavel por controlar Cpu, memorias e placa de video, e o southbridge fica responsável pelo resto.