Livros para escritores - e curiosos

2K 155 8
                                    

Eu sou o tipo de escritor que gosta muito de ver como as coisas funcionam, desmontar uma história e analisar a função de cada parte dela. Eu faço isso até mesmo com os seriados que assisto, por exemplo, eu assisto Doctor Who e sempre penso em Rose Tyler como audience surrogate ou quando ouço uma frase e penso em como ela está sendo usada para expor ou construir algo do plot. Nada é gratuito numa narrativa, claro que alguns autores fazem isso melhor do que outros – é por isso que Junot Diaz é um autor melhor do que Becca Fitzpatrick. Pensando nisso, eu decidi pensar em alguns livros que podem ser interessantes para aqueles interessados em entender como livros funcionam.

1 – Aspectos do Romance – E.M. Forster: Esse é até um clichê, mas clichês existem porque funcionam. Acho que este livrinho é o primeiro passo que alguém precisa para começar a pensar em literatura como construção. Não é difícil de achar e você vai se divertir bastante com a linguagem clara e delicada de Forter.

2 – Como funciona a ficção – James Wood: Este é um livro interessante que descasca a literatura, como uma cebola – o que me faz lembrar de Günter Grass e aquele livro lindo "Nas cascas da cebola". Você pode nem sempre concordar com Wood, principalmente no que se refere a autores como Pynchon, Delillo e outros, mas é impossível negar que há ali alguém que realmente sabe do que está falando.

3 – Para ler como um escritor – Francine Prose: Esse livro já me agradou mais que Wood, mas ele trata de algo que me interessa profundamente: close reading. É sobre como ler um texto como objeto em si mesmo, meio que aquilo que um antigo professor meu disse: Não leia entre as linhas, há apenas um espaço em branco ali. O close reading é uma coisa legal para leitores comuns... e imprescindível para escritores, a habilidade de ver como uma frase feita de uma forma e não de outra muda tudo. É uma escola de leitura que foi perdendo um pouco de sua força depois do auge do New Criticism, mas continua importante.

4 – Negociando com os mortos – Margaret Atwood: Para explicar esse livro eu poderia usar um poema da própria Atwood e aplicar seu sentido aqui: You fit into me/ like a hook into an eye/ a fish hook, an open eye. A autora explora o fazer ficcional e lança luz sobre sua própria biografia como autora. É interessante por ser uma escritora moderna observando a literatura com um olhar feminino e de dentro dela.

5 – A Angústia da Influência – Harold Bloom: Um livro do qual eu tenho medo. Observando a literatura como uma arena onde escritores lutam contra seus precursores numa batalha infinita que não pode ser vencida por nenhum deles. É como o próprio Bloom diz em Onde Encontrar a Sabedoria: Você não vai vencer, no entanto não pode abandonar. É a obra mais importante dele e acho que sua contribuição para a literatura como um todo. É interessante para quem deseja entender melhor o papel daqueles que vieram antes sobre o seu trabalho. Para mim, alguém muito preocupado com conexões literárias e um caos que se expande, é muito legal.

6 – O Zen e a arte da escrita – Ray Bradbury: Este serve para inspirar. Bradbury escreve com vivacidade e dá dicas valiosas. É um livro muito interessante para quem está interessado em trabalhar num primeiro romance. Pequenos ensaios de diferentes épocas que formam um mosaico amplo e curioso. É um livro que me lembrou de On Writing do Stephen King, outro ótimo livro para escritores.

Menções honrosas: O Super-Homem de massa – Umberto Eco, Crítica, Teoria e Literatura Infantil – Peter Hunt, On Writing – Stephen King, Como e Por que Ler – Harold Bloom, Seis propostas para o novo milênio – Ítalo Calvino, Ficção Científica, Fantasia e Horror no Brasil – Roberto de Sousa Causo.

Palavras aleatórias - Dicas de escrita e inspiração para jovens autoresOnde histórias criam vida. Descubra agora