Honra

39 3 0
                                    


"Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando." (Êxodo 20:12, NTLH)

Meus pais evitaram que eu passasse por frustações que eles passaram. Quando você conhece a Palavra cedo, menos erros comete. "Como vocês estão errados não conhecendo nem as Escrituras Sagradas, nem o poder de Deus" (Mateus 22:29). Agradeço a Deus todos os dias pelo cuidado que ele teve com minha vida ao me cercar de pessoas tão especiais como meus pais. Ele me deu uma família única, que conheceu Jesus logo e me fez também encontrar seus ensinamentos ainda criança. O casamento dos meus pais é referência para muita gente, em especial para mim e para meu irmão, e isso influenciou decisivamente nossa vida, nossas escolhas pessoais e profissionais.
   Há quem diga, sem muita sabedoria, que o respeito aos pais está fora de moda. Que bobagem, que ideia errônea, equivocada! Não abro mão de amar, respeitar e valorizar os conselhos dos meus pais, embora nos padrões do mundo atual isso esteja sendo pouco valorizado. Meu coração assim me diz: "Respeite seus pais sempre e por toda a vida". Faço questão de honrar meus pais, independentemente de idade, da minha condição de mulher  casada, de qualquer coisa. A bíblia me ensinou isto: quem honra pai e mãe tem seus dias prolongados na Terra. Isso significa que se vai viver mais - é uma promessa de Deus. A bíblia é cheia de promessas, porém é nessa em que meus olhos se fixam mais. Respeito, valorizo, honro meus pais.

A VERDADEIRA HONRA PROCEDE PRIMEIRAMENTE DO CORAÇÃO

O que é honrar?
   Honrar é valorizar, colocar acima de qualquer coisa, além de uma condição comum. Isso é importante, precioso, e não se pode perder de maneira alguma. A honra não se manifesta só nas atitudes, nas palavras; até nos pensamentos é necessário estar consciente dessa necessidade: pode-se honrar aquilo que se pensa. E a bíblia é muito mais ampla, porque fala de honrar toda e qualquer autoridade sobre sua vida, quem está acima de você, líderes espirituais, autoridades que são colocadas para governar em posições que foram estabelecidas para ajudar o povo. É preciso saber honrar. E o que mais se vê hoje em dia são pessoas  falando mal, desonrando governantes. Nosso papel não é esse: é orar, abençoar, o que  acho ser uma honra. É claro que você pode ter opiniões diferentes dos outros, porém tem que saber colocar suas ideias, suas palavras de uma forma que não agrida. Talvez não seja tão fácil, mas, para conseguir isso, é preciso entender que a verdadeira honra procede primeiramente do coração e então se refletirá em tudo o que se faz.
   Vale a pena você parar e pensar um pouco sobre isso!
   A questão da honra é bem complexa. Aprendi que podemos honrar, desonrar, ou reter a honra. Muitos honram, outros desonram com suas atitudes, suas palavras, sua forma de pensar.
Encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno correto, puro, agradável e decente (Filipenses 4:8, NTLH). Há quem retenha a honra: são aqueles que têm oportunidade de honrar, mas não o fazem. Sempre que houver a oportunidade de honrar seus pais, seus pastores, seus líderes, seu chefe do trabalho ou qualquer outra autoridade, faça-o. Por que não fazer? Não adianta dizer: "Mas eu não desonro meus pais." Se não os honra é porque não sabe demonstrar seu amor, o valor que eles têm para sua vida. Quem retém a honra retém a benção de Deus. Todas as vezes que honramos somos recompensados. Deus nos abençoa, existem recompensas que são liberadas para nós no reino espiritual.

QUEM HONRA OS PRÓPRIOS PAIS UM DIA VAI SER HONRADO PELOS FILHOS

Eu me preocupo muito ao ver uma geração que não está nem aí para o que é honrar. São jovens que não estão interessados em honrar, deixar de honrar, às vezes nem conversam com os pais ou falam com uma agressividade que não seria permitida nem com um amiguinho do colégio. Essa desvalorização, que é incentivada por muitos, fica cada vez mais arraigada. Honrar, que coisa mais careta! Que coisa ultrapassada! Pedir a bênção dos pais, ouvir seus conselhos? "Ah, é 'quadrado', faz parte de uma geração que não me entende, hoje eu sou da geração que tudo pode, geração descartável (usou, joga fora), geração fast food ( é tudo rapidinho, quer tudo na mão imediatamente e tem respostas rápidas na ponta da língua). Hoje é tudo diferente.", argumentam sem pensar. Não há nada diferente, os caminhos para chegar a uma vida de sucesso  continuam os mesmos. Nada mudou. Os conselhos da Palavra de Deus são os mesmos.
   É tempo de os jovens acordarem, para que lá na frente possam colher bons frutos. Porque quem honra os próprios pais um dia vai ser honrado pelos filhos. Se seus filhos só virem desonra, certamente surgirão frutos bem amargos no futuro. Eu, como mãe, faço questão de ensinar meu filho, orientá-lo, mostra-lhe o caminho. Assim como meus pais fizeram comigo. Sem imposições. Ao seguir o caminho dos meus pais, sempre os honrando, soube que estaria construindo para mim uma vida com um lar sólido, uma família feliz e filhos abençoados.

"Toda árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo." (Mateus 7:19, NTLH)

Quando a semente da Palavra é lançada em sua vida, oa frutos serão bonito, viçosos, gostosos e muito doces, pois seu interior fará de você uma pessoa linda; serão frutos que agradam, atraem as pessoas e seguramente conduzem ao amor do pai. Há algums dias, resolvendo algas coisas relacionadas à cozinha da minha casa, conheci a dona de uma loja que, depois de eu ter estado lá algumas vezes para finalizar o projeto, me disse: "Desce o momento em que conheci você, estou sentindo algo diferente, você me passa algo que não sei explicar o que é de fato, só sei que o que você transmite é tão lindo é tão lindo e tão forte que tem incomodado mdu coração. Eu preciso saber o que é isso. Posso ir à igreja com você?" Eu imediatamente disse que sim: "Deus tem um grande presente para você que mudará sua história."

Honre seus pais sempre - é isso que gostaria de fazer o jovem entender. Olhe minha experiência e tire dela alguma sabedoria.
E não se esqueça: Deus cumpre suas promessas e quer para você uma vida muito maior e melhor do que supõe.
   Você também pode seu uma árvore frondosa! Colhemos hoje o que semeamos ontem, mais o mais importante é continuar semeando para colher amanhã.
   Jovem, não pare, nem desista. Sua história está apenas começando.

"Respeite o seu pai e a sua mãe; esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: faça isso a fim de que tudo corra bem para você e você viva muito tempo na Terra." (Efésios 6:2, NTLH)

Fé e PaixãoOnde histórias criam vida. Descubra agora