"Embora tenha tido uma carreira trovejante, Tobias não se passou de mais uma mísera estrela cadente em nosso imenso sistema solar do esporte." — Livana interrompe bruscamente a crítica do comentarista, desligando o televisor com um furor brutal.
— Quantas vezes vou ter que repetir, ver os outros te criticarem não te levará a lugar algum! Se quiser melhorar, coloque a sua fé e atenção na palavra de Deus, não nas palavras dos homens! — A garota dos cabelos de um negro intenso começa o seu ritual de sermão, enquanto o jovem Tobias revirava os olhos.
— Já sei que não vou poder jogar novamente, que diferença vai fazer?! — Ele vira as costas a Livana com a ajuda do seu par de muletas.
— Toda, Tobias! Enquanto você reclamar e eliminar qualquer esperança, vai estar cada vez mais longe da cura! Será que você não entende?!
— Depois de um ano e meio estirado em uma cama e mais um ano e meio dependendo de um par miserável de muletas, como você quer que eu tenha a mesma fé de antes?! Será que você não vê?! Ele se esqueceu de mim, Livana!
— Não diga uma coisa dessas, Tobias... Ele sempre esteve com você, sempre estará, mas essa sua falta de fé só vai te afastar mais ainda d'Ele. — Ela mira-o profundamente com seus olhos azuis.
— Sabe o que eu não entendo? O porquê de um chute como aquele ter me deixado neste estado, porque eu sou tão fraco, Livana?!
— Não... Você não é fraco. E aquilo não foi um chute, foi um coice! Acho que nenhum jogador de basquete suportaria um chute vindo daquele bruta montes. Mas tudo tem um propósito, Tobias. E talvez, o que você esteja passando seja um teste da sua fé e você não pode ser reprovado!
Livana tinha toda a razão ao seu lado. Nossa fé, muitas das vezes, é testada por Deus para que pudéssemos aprimorá-la e lapidá-la com o tempo.
— Mas é difícil, Livana! Eu amo o basquete com todo o meu ser, e assistir de camarote os meus sonhos se esvaindo pelo ralo aos poucos e não poder fazer nada é angustiante! E sei que, se não for em Deus, esperança alguma irá restar, mas eu preciso de um auxílio, eu não aguento mais! — Tobias abraçou a amiga, ele tentava não liberar os seus sentimentos para mostrar masculinidade, mas naquele momento, qualquer esforço foi desnecessário.
— Talvez seja este o seu erro, amar o basquete acima de qualquer coisa, até mesmo de Deus! Tobias, você tem que entender que temos que amar a Deus acima de todas as coisas, e o resto Ele proverá. Você tem que confiar e não reclamar. E quero que me prometa que desde hoje em diante, só irá abrir essa sua boca para adorar, murmurar jamais! — A garota estende a sua mão direita para o amigo, que logo retribui.
— Fechado!
***
Livana, a fisioterapeuta e também amiga de Tobias, era uma garota de muita fé, coragem e sinceridade. Ela era tudo o que o jovem necessitava naquele momento difícil. É realmente incrível como Deus é minucioso em cada detalhe do seu agir, Ele é realmente perfeito, e Ele estava trabalhando arduamente na vida de Tobias, pois, inicialmente, para se ter a cura, para se ter vitória, precisamos eliminar todos os obstáculos, e o orgulho era um deles na vida daquele jovem.
Mas Deus já estava trabalhando, e o orgulho passaria a ser uma mera lembrança na mente de Tobias. E se não for pelo amor, será pela dor. E com toda certeza, Tobias terá que passar por uma prova e tanto!
Naquela semana, Livana havia colocado em prática o seu plano de colocar seu amigo em atividade novamente, embora Tobias, com toda aquela falta de fé, fizesse tudo com desfeita pelo fato de ser ajudado por uma mulher. Todo aquele orgulho estava o corroendo por dentro, até ele começar a explodir aos poucos. Cada vez que Livana o ajudava, seja em seu caminhar ou algum exercício complexo, Tobias sempre respondia a moça com rispidez.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Última Prece
Historia Corta"Para conquistar a cura, a fé e a humildade precisam andar lado a lado" Após ser vítima de uma fratura exposta, Tobias, um habilidoso jogador de basquete, abandona as quadras por três anos, deixando a falta de fé e o orgulho engolir qualquer vestí...