Capítulo 4 - A peneira de cruzeta

125 1 0
                                    

Na venda do Elias, Seu Nicolau fica sabendo que o povo ficaria encantado se ele conseguisse algo maravilhoso como a Cuca. Ela é uma bruxa da qual todos têm medo, mas com certeza pagariam para vê-la capturada. Disse mais, que Tio Barnabé poderia saber como capturar a jacaroa.
Pedrinho espera o redemoinho e zás captura o Saci. Prende-o na garrafa e retira seu gorro.
- Que fez com o meu amigo?
- Larguei ele na floresta.
Todos ficam preocupados com o destino do garoto. O Saci fala que só fez isso porque precisava de uma grande maldade. E que não foi por ciúme.
O dono do circo chega no Sítio. Pergunta pelo Tio Barnabé e fala que deseja capturar a Cuca. Quindim fica sabendo da presença do dono do circo e foge para o Capoeirão.
Pedrinho percebe que Luís pode estar em perigo com a Cuca. Então decide montar uma expedição de resgate.
Tia Nastácia chama o Tio Barnabé. Mas ele alega que o velho dono do circo não conseguiria capturar a jacaroa.
O dono do circo vai embora desanimado.
Estava tudo quase pronto para iniciar a expedição. Pedrinho pergunta se o Saci está arrependido do que fez. O pestinha diz que sim. Então, o menino retira a rolha da garrafa e o Saci fica solto.
- Devolve minha carapuça, Pedrinho.
- Vou devolver, mas você tem de me prometer ajudar a encontrar meu amigo.
- Está bem!
É preciso um plano para não cair nas garras da Cuca. A galerinha está sem ideias.
Enquanto isso, o dono do circo tem uma ótima ideia: seguir a turma do Sítio e capturar a jacaroa. E essa não foi sua única ideia brilhante: vai usar o jacaré do circo para fazer a Cuca se apaixonar.
Visconde e Emília pensavam num plano contra a Cuca. Pedrinho e Narizinho também. Por fim, decidem destruir a jacaroa enquanto um entra cá caverna e verifica se o amigo de Pedrinho está por lá.
Seu Nicolau e o Jacaré aparecem perto da entrada do Sítio. Quando a turminha sai para dar início à expedição eles os seguem.

Amigos, amigos, sacizada à parteOnde histórias criam vida. Descubra agora