A Cuca lutava para fugir do saco. Seu Nicolau se apressava para chegar até a estrada. Mas parecia perdido. Nesse momento acaba dando de cara com o Quindim, que fugia justamente de um encontro com o dono do circo.
Maravilhado com a nova atração, ele nem deu bola para o paquiderme. Para o alívio do Quindim ele apenas perguntou um caminho que desse à estrada. Quindim ensinou. Quando viu o dono do circo longe, suspirou aliviado. Agora ele poderia voltar para a sua vida normal.
Quem não teria a velha vida de volta seria o Saci. A sacizada ficou sabendo da ajuda que ele deu para a turma do Sítio. O Saci ancião ficou muito zangado e decidiu aplicar um grande castigo para o Saci. Nosso amigo foi levado para uma prisão no meio do bambuzal.
No Sítio, Visconde tentava fazer testes para descobrir quem era o Luís. Os conhecimentos científicos do sabugo eram grandiosos e logo nosso querido cientista conseguiu saber qual das estatuas era a certa. Restava saber como desfazer o feitiço. Pedrinho lembrou de uma flor azul que cresce no meio do Capoeirão, que foi usada para despetrificar Narizinho quando ela fora transformada em pedra pela Cuca. Assim, com a ajuda do Rabicó, que conhece toda a mata, encontrou a flor e voltou para o sítio. Quando Luís voltou a ser um menino estava apavorado com tudo que tinha acontecido. Mas ao mesmo tempo estava emocionado de participar dessa grande aventura.
Emília ficou curiosa em saber de quem se tratava a outra estátua. As estátuas de pedra da Cuca não tinham uma forma bem definida, por isso era difícil saber quem era quem quando transformado em pedra.
Como Pedrinho pegou mais de uma flor, a marquesa decidiu despetrificar a outra estátua. Para surpresa de todos era um Saci que estava transformado em pedra. O Saci tinha cara de mal e era muito diferente do amigo da turminha. Mal foi despetrificar, o Saci já começou a treinar ali no Sítio. Trocou os ovos do galinheiro, queimou a comida que Tia Nastácia fazia e explodiu o pito do Tio Barnabé. Depois sumiu no ar.
Enquanto isso, no Arraial. A notícia de ter a Cuca como atração lotou o circo. Até mesmo a turminha do Sítio compareceu. Quando o dono do circo retirou o pano que mostrava a jacaroa a debandada foi geral. Todas as pessoas ali presente começaram a correr com medo da Cuca.
Seu Nicolau não teve o cuidado de prender mão da jacaroa e teve uma baita surpresa: a Cuca usou seus poderes para transformá-lo em lagartixa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amigos, amigos, sacizada à parte
ПриключенияUm amigo de Pedrinho está indo passar uns dias no Sítio do Picapau Amarelo. O problema é que para provar para a sacizada que sua amizade com Pedrinho não o fez ficar bonzinho, o Saci vai acabar causando uma grande confusão. Uma belíssima história em...