– Sopra mais! – gritou Mipiniê.
Malicalus soprou e Mipiniê riu.
Uma chuva de folhas secas soltou-se de seus galhos e caiu sobre o chão, formando um tapete fofo e castanho.
– De novo? – perguntou ele.
– Não!
Mas ele soprou mesmo assim e Mipiniê voltou a rir.
– Malicalus, pare! Isso faz cócegas. Pare!
E quanto mais ela pedia que não, mais ele soprava para ver ela rir, pois tinha descoberto que gostava da risada dela.
Malicalus soprou e soprou e soprou tanto que uma hora ficou sem fôlego. Então resolveu se deitar no chão e ficou ali, balançando os braços e as pernas para fazer anjo de folha seca.
– Mipiniê.
– Oi?
– Você até que fica bonita sem folhas.
Ela riu.
– Fico nada! Agora só na primavera, depois que eu florir.
Ele se sentou.
– Tem lugar em que as árvores dão flor no inverno, sabia?
– Mentira.
– Verdade. Eu já vi.
Mipiniê suspirou.
– Que foi? – perguntou Malicalus, com medo de tê-la chateado.
– Nada não.
– Conta.
– Não é nada não.
– Mipiniê, eu te conheço. Conta o que foi.
– É que você fica aí falando dessas coisas que você já viu e eu fico aqui pensando que eu nunca vou ver nada disso.
– Ah.
Os dois ficaram em silêncio, por um tempo.
– Eu queria ser vento feito você. – disse ela.
– Mas você é tão bonita, sendo árvore.
– Mas não sou livre.
Mipiniê murchou de leve e Malicalus foi se sentar num galho dela, para ficar mais perto.
– Se você fosse vento, você não ia ter flor amarela.
Ela o encarou, assustada de ver que ele tinha razão.
– Acho que eu sou vento porque tinha de ser vento. – continuou ele – E você é árvore porque tinha de ser árvore. Ninguém devia de ficar triste por ser o que é.
Então Mipiniê sorriue pensou que Malicalus podia ser bem sabido, de vez em quando.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Mipiniê e Malicalus
Short StoryJá imaginou o que aconteceria se uma árvore se tornasse amiga do vento? Descubra a história de Mipiniê e Malicalus neste conto para crianças (e adultos!) de todas as idades.