Atlas(Titã)

448 7 0
                                    

Atlas (em grego 'Ατλας),também chamado Atlante, foi um dos titãs gregos, condenado por Zeus a sustentar os céus para sempre.
Atlas foi o primeiro rei da mítica Atlântida.
Era casado com Plêione, com quem teve sete filhas,as chamadas de Plêiades e também teve filhas ninfas,as Hespérides.

Origem

Atlas era filho de Jápeto com a oceânide Climene. Irmão de Prometeu,Epimeteu e Menécio. Pertencia a geração divina dos se seres desproporcionados,violentos,monstruosos (encarnação das forças selvagens da natureza nascente,dos cataclismas iniciais,com que a terra se arrumava para poder receber, num regaço mais acalmado, a vida e a sua cúpula consciente: os humanos .

Atlas, com os outros titãs, forças do caos e da desordem, pretenderam alcançar o poder supremo, pelo que atacaram o Olimpo e combateram ferozmente Zeus e aliados: as energias do espírito, da ordem, do Cosmo (ou,noutra versão, aliou-se aos demais titãs para resistir à revolta liderada por Zeus)

Zeus,triunfante, castigou seus inimigos (escravos da matéria e dos sentidos, inimigos da espiritualização harmonizadora), lançando-os no Tártaro, a região mais profunda do Mundo Inferior para que de lá nunca fugissem. Reservou para Atlas uma pena especial: pô-lo a sustentar nos ombros, e para sempre, os céus. Atlas,assim punido, passou a morar no país das Hespérides (as três ninfas do Poente: Eagle,Eritia,Hesperatetusa).
A representação clássica de Atlas mostra que ele está sustentando um globo nos ombros que,normalmente é interpretado como sendo a Terra.
Esse globo é,na verdade, a esfera celestial ou o firmamento.

O castigo eterno

Geralmente,Atlas é retratado sustentando um globo sobre os ombros.
Esse fardo foi temporariamente aliviado por Herácles (Hércules) durante um de seus 12 trabalhos, mas Atlas foi enganado e voltou a carregar os céus sobre os ombros.

O 11º trabalho de Herácles consistia em ter de apanhar algumas maçãs de ouro que nasciam no jardim das Hespérides. Alertado pelo titã Prometeu de que apenas Atlas poderia fazê-lo impunemente, propôs a este que o fizesse, enquanto sustentava a abóbada celeste.
Aliviado do grande peso, Atlas retorna dizendo que ele mesmo faria a entrega das maçãs a Euristeu.
Percebendo o engodo, Herácles finge aquiescer e, pretextando colocar antes um anteparo sobre seus ombros, pede ao titã que sustente os céus por um momento-ao fazer isto, o herói parte, levando as maçãs, deixando a Atlas o seu eterno suplício.
Segundo uma das versões existentes, Atlas foi posteriormente libertado de seu fardo e tornou-se guardião dos Pilares de Herácles sobre os quais os céus foram colocados, e que também eram a passagem para o lar oceânico de Atlântida (o Estreito de Gibraltar). Seu nome passou a significar "portador" ou "sofredor".
Outra versão conta que Perseu o petrificou mostrando-lhe a cabeça que havia arrancado da Medusa, transformando o titã Atlas no que hoje é o Monte Atlas.

Atlas:nome presente na geografia e medicina

Por ser o senhor das águas distantes, o Oceano além do Mediterrâneo homenageia o titã:Atlântico. O Atlas é ainda a Cordilheira que ergue-se para o céu, separando o norte da África do restante do continente.
Finalmente, na cartografia, Atlas é o coletivo de mapas, a coleção de cartas que representa o planeta Terra.
Além de emprestar seu nome a estas acepções, Atlas nomeia a primeira vértebra da coluna cervical (uma clara referência ao local onde sustentava o gigantesco peso o que fora condenado a sustentar).

Mitologia GregaOnde histórias criam vida. Descubra agora