Para quem se lembra, a primeira postagem sobre divindades mitológicas foi sobre a grande mãe Gaia, aquela que dá e tira, a própria Terra; nada mais justo que iniciar falando sobre deuses do que iniciar falando sobre nossa adorada mãe!
Gaia, como alguns devem saber, é uma titã, alguns outros devem perguntar "Mas ela não era uma deusa?".
Agora digo que tudo se explicará nesta postagem e que a dúvida sobre algumas coisas, serão esclarecidas!
Antes de iniciar a explicação sobre os titãs e suas devidas explicações, devemos nos lembrar que, muitas pessoas não se lembram destes seres poderosos ou possuem uma concepção errônea sobre os mesmos. Algumas pessoas que seguem o politeísmo grego (não digo que são todas), infelizmente se esquecem da existência dos titãs; isso é gerado pela falta de conhecimento ou então por pensarem que eles não merecem o devido respeito que os deuses, mas não é bem assim.
Os titãs são seres gigantes, de tamanhos indescritíveis e extremamente fortes; assim como os deuses, existem vários titãs e gerações de descendentes. Eles possuem aparências humanas, rostos belos e algumas vezes, muito temidos; seria incoerente dizer que os titãs são apenas os filhos de Gaia, sendo que ela também é uma grande titã, então, o que é um titã?Titãs são "homens" os quais representam diretamente uma força natural, sendo representados como a própria natureza ou algo relacionado a ela. Possuem forma humana e são gigantes, centenas de metros de altura e a ira de cada um era de tamanha força que poderia causar a destruição sem nenhuma dificuldade.
Titãs são deuses?
A resposta é sim; todos os titãs são divindades. Eles são a própria natureza e controlam estas forças, eram cultuados e com o passar das gerações, os deuses surgiram e foram substituídos como divindades principais.
A principal diferença é que os titãs são a própria natureza, os deuses apenas a controla (que explicarei mais a frente). Os titãs não possuíam a habilidade de transfiguração de seus corpos, enquanto os deuses podiam se transmutar sempre que desejado.
Os titãs da primeira geração:
Gaia: é a titã suprema, a própria Terra e a própria natureza. Mãe de toda a vida e de todos os seres. Extremamente vingativa com seus próprios filhos, doadora de amor e carinho; mas quando era desafiada ou atacada, sua fúria era incontrolável e destruía seus próprios filhos se necessário. Criou Urano para ser seu companheiro e com ele Teve 12 filhos titãs, 3 Hecatônquiros e 3 ciclopes.
Urano: titã criado pela manipulação de energia de Gaia. Ela o criou para poder satisfazê-la e ser seu parceiro, com ela, teve 18 descendentes. É a representação do próprio céu. Urano tinha o dom da previsão do futuro e em uma destas previsões, viu que um de seus filhos o destronaria de senhor do Universo, o qual comandava. Em desespero, aprisionou seus filhos no ventre de Gaia e lá os deixou. Foi castrado por seu filho Cronos e destronado.
Significado da castração de Urano:
Até este momento, a Terra (Gaia), mesmo sendo um planeta, continuava mergulhada no vazio do Caos. Ela criou o céu (Urano), porém, como o Caos ainda existia, não havia a separação entre terra e céu que conhecemos hoje, era apenas um. Isso era descrito como as relações sexuais entre ambos. Gaia sentia ódio pelos seus amados filhos terem sido aprisionados em seu ventre e queria se vingar de Urano, mas a força dele era tão grande, que ela, como mulher, não conseguiria vencê-lo. (fisicamente)
O ventre de Gaia é o centro da Terra, de onde a vida surge e para onde a vida retorna ao morrer. Com muita força, ela conseguiu (novamente) dar a luz para Cronos; ela entregou em suas mãos uma enorme foice e o escondeu para que seu pai não o visse. Ela propôs que quando Urano descesse, Cronos usasse sua força e castra-se o pai.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Mitologia Grega
Fiction HistoriqueOs mitos nos ajudam a entender as relações humanas e guarda em si a chave para o entendimento do mundo e da nossa mente analítica. A mitologia grega, repleta de lendas históricas e contos sobre deuses, deusas, batalhas heróicas e jornadas no mundo s...