Prometeu(Titã)

235 3 0
                                    

Na mitologia grega,Prometeu (em grego Προμηθεύς ,"antevisão") foi o titã criador da humanidade,através de água e terra. É filho dos titãs Jápeto e Tétis (outras fontes apontam Climene, a filha do titã Oceano, como sua mãe.), e irmão de Atlas,Epimeteu e Menoécio.
É pai de Deucalião. A deusa Atena lhe ensinou arquitetura,astronomia,matemática,navegação,medicina e metalurgia,e ele, por sua vez ensinou aos seres humanos.Zeus,o líder dos deuses gregos ficou com raiva de Prometeu por tornar as pessoas poderosas, ensinando-lhes todas essas habilidades úteis.

Quando os deuses escolheram Prometeu como árbitro em uma disputa,ele enganou o crédulo Zeus, fazendo-o escolher as piores partes do touro sacrificial,escondendo-as debaixo de uma camada rica em gordura.
Para punir Prometeu, Zeus retirou o fogo dos homens. "Deixe-os comer sua carne crua",declarou ele.
Em resposta, Prometeu,esgueirou-se até o Monte Olimpo, acendeu uma tocha do sol e escondeu um pedaço carvão queimando em um caule oco. Ele fugiu com ele e, assim, restituiu o fogo para a humanidade.
Zeus,como vingança tentou enganar o irmão de Prometeu,Epimeteu, a aceitar a bela mas travessa Pandora como presente. Epimeteu,consciente do anterior conselho de seu irmão, recusou.Depois de seu truque falhar,e com raiva de todas as trapaças cometidas contra ele, Zeus prendeu Prometeu nu a um pilar nas montanhas do Cáucaso. Grifos-abutres (ou uma águia em alguns contos) comiam do fígado de Prometeu todo dia. Durante o frio noturno da montanha, o seu fígado tornava-se inteiro novamente.

Assim foi, dia após dia,ano após ano.
Epimeteu casou-se com Pandora,em um vão esforço para libertar seu irmão. Pandora - tão maldosa quanto era linda- abriu a famosa caixa em que Prometeu tinha selado todos os males que afligem a humanidade dentre eles: velhice,trabalho,doenças, insanidade,imoralidade e sofrimento, deixando apenas a esperança dentro dela. Só anos mais tarde ,a mando de Herácles (Hércules),Zeus tornou Prometeu livre, com a condição de que outro tomasse seu lugar no martírio, o que foi feito por Quíron, o rei dos centauros. Segundo Hesíodo,Prometeu foi solto após Herácles abater a ave que o devorava e quebrar as suas correntes.

Mitologia GregaOnde histórias criam vida. Descubra agora