"Subi as escadas, entrei na sala de aula, a stora (professora) de Biologia já lá estava, infelizmente a Andreia não tem esta disciplina a área dela é Artes, logo só tínhamos aula de Português, Inglês e Matemática em comum. Portanto na maioria das aulas estou sozinha.
A aula de hoje é prática, a stora finalmente deixou-nos explorar o laboratório (também era a última aula)."- Vamos lá pessoal, aos pares, cada par irá usar o microscópio e os outros materiais disponíveis. Para que não haja confusão de 5 em 5 minutos troquem de par e objeto. Preparados? Podem começar! "Disse a stora de Biologia, a mulher era doida. Adorava cronometrar tudo e estava sempre muito atarefada, falava com os botões e explicava a matéria de uma forma muito energética"
"Bem... na sala ninguém falava comigo, quando tinha que fazer o trabalho de grupo ou a pares eu me juntava a alguém que assim como eu era rejeitado. Eu não ligava, só queria acabar o ano escolar, ter o meu diploma e sair dali..."
- Troquem! "Gritou a stora ao meu ouvido"
- Jesus!"Quando olhei para o lado, estava Felipe (uns dos populares da escola) sentado ao meu lado, ou seja, na troca de pares em algum momento iríamos estar juntos.
Nem sequer olhei para a cara dele, agi como se ele não estivesse lá, fiquei na minha, estávamos a observar um cérebro humano feito de silicone. Ele no início tossiu baixinho, o rapaz parecia desconfortável..."- Desculpa...
- Estás a falar comigo?
- Sim Leonor, desculpa pela forma como os meus amigos te tratam.
- Não sei o porquê de pedires desculpa... vocês...
- "Vocês"? "Repetiu Felipe, olhando para mim, fitando os meus olhos, indignado"
- Sim você, tu também andas com eles, vês o que eles fazem e não dizes nada, não te armes em inocente "pois de boas intenções está o inferno cheio", vocês sempre riem de mim e me discriminam pela cor, e pela vossa atitude um pedido de desculpas não vai alterar nada. Pedes desculpa para te sentires bem, e não porque te sentes verdadeiramente....- Troquem!
"A voz da stora interrompeu a nossa conversa, (graças a Deus) aquele pedido de desculpas falso já estava a dar cabo de mim. Se ele pensa que é assim, depois de 3 anos a ser maltratada por eles, que um pedido de desculpas resolveria. Desculpa amigo, estás enganado!
Enfim, finalmente a aula acabou, a minha turma acabou por sair mais tarde, porque com aquelas trocas todas de pares, a sala ficou desarrumada. Mandei um SMS escondido à Andreia, para que ela não ficasse à minha espera, pois eu iria demorar.
Saí da sala, passei pelo corredor cheguei ao meu cacifo (hoje seria dia de esvaziar o cacifo e entregar a chave, finalmente iria embora desta escola) comecei a arrumar os livros e etc. Quando fechei a porta, vejo o rosto do Felipe a sorrir para mim.
Assustei-me de tal maneira que dei um grito e logo dei uma gargalhada"
- QUE SUSTO!
- Ahahahahahahaha desculpa, não era essa a intenção, mas estavas tão concentrada na arrumação, que não quis atrapalhar.
- Ok. O quê que tu queres?
- O quê que eu quero? Como assim?
- Estás a sorrir, todo armado em Mr. Simpatia com a Zé Ninguém da escola, alguma coisa está errada não? Aonde está o teu grupinho?
- Não sejas assim. "Disse, revirando os olhos. Eu continuei a caminhar para a saída da escola." Não sejas assim, está bem! Estou a tentar redimir-me, achas que eu gosto quando eles falam mal da tua cor? Da nossa cor? Olha para mim! Eu sou mulato, sou a junção dos dois!
- Mais um dos motivos para tu deixares de andar com essa gente...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Negra de Corpo e Alma
ChickLitLeonor é uma menina portuguesa descendente de africanos (São Tomé e Príncipe) que passa por dificuldades por ser negra e com isso a sua auto-estima vai abaixo. Ela sente-se sozinha, deslocada e até mesmo acha impossível encontrar o amor da sua vida...