Calendário Cósmico

273 3 0
                                    

******************************
O que foi que viste no sombrio passado e no abismo do tempo? WILLIAM SHAKESPEARE - A Tempestade
******************************

O mundo é muito velho e os seres humanos, muito recentes. Os acontecimentos importantes em nossas vidas pessoais são medidos em anos ou em unidades ainda menores; nossa vida, em décadas; nossa genealogia familiar, em séculos e toda a história registrada, em milênios. Contudo, fomos precedidos por uma apavorante perspectiva do tempo, estendendo-se a partir de períodos incrivelmente longos do passado, a respeito dos quais pouco sabemos - tanto por não existirem registros quanto pela real dificuldade de concebermos a imensidade dos intervalos compreendidos.
Mesmo assim, somos capazes de localizar no tempo os acontecimentos do passado remoto. A estratificação geológica e a marcação radiativa proporcionam informação quanto aos eventos arqueológicos, paleontológicos e geológicos; a teoria astrofísica fornece dados a respeito das idades das superfícies planetárias, das estrelas e da galáxia da Via Láctea, assim como uma estimativa do tempo transcorrido desde a Grande Explosão (Big Bang) que envolveu toda a matéria e a energia do universo atual. Essa explosão pode representar o início do universo ou pode constituir uma descontinuidade na qual a informação da história primitiva do universo foi destruída. Esse é certamente o acontecimento mais remoto do qual temos qualquer registro.
O modo mais didático que conheço para expressar essa cronologia cósmica é imaginar a vida de 15 bilhões de anos do universo (ou pelo menos sua forma atual desde a Grande Explosão) condensada em um ano. Em vista disso, cada bilhão de anos da história da Terra corresponderia a mais ou menos 24 dias de nosso ano cósmico, e um segundo daquele ano a 475 revoluções reais da Terra ao redor do Sol. Nas páginas seguintes, apresento a cronologia cósmica em três formas: uma lista de alguns períodos representativos anteriores a dezembro, um calendário do mês de dezembro e uma visão mais pormenorizada do final da noite da véspera do Ano Novo. Nessa escala, os acontecimentos de nossos livros de história - mesmo aqueles que fazem razoável esforço para desprovincializar o presente - são tão comprimidos que se toma necessário fazer uma recontagem, segundo a segundo, dos últimos segundos do ano cósmico. Mesmo então, encontramos exemplos classificados como contemporâneos que aprendemos a considerar como amplamente separados no tempo. Na história da vida, uma tapeçaria igualmente rica deve ter sido tecida em outros períodos - por exemplo, entre 10h 02min e 10h 03min na manhã do dia 6 de abril ou 16 de setembro ou qualquer outro dia. Contudo, só dispomos de registros pormenorizados dos últimos momentos do ano cósmico.
A cronologia corresponde aos melhores indícios atualmente disponíveis. No entanto, esta é bastante duvidosa. Ninguém se espantaria se, por exemplo, fosse descoberto que as plantas colonizaram a terra Período Ordovociano em vez de fazê-lo no Período Siluriano; ou que os vermes segmentados apareceram mais cedo no Período Pré-Cambriano do que é indicado. Além disso, na cronologia dos 10 últimos segundos do ano cósmico, foi-me evidentemente impossível incluir todos os acontecimentos importantes: espero ser perdoado por não ter mencionado explicitamente os progressos na arte, na música e na literatura, ou as revoluções americana, francesa, russa e chinesa, importantes do ponto de vista histórico.

 Além disso, na cronologia dos 10 últimos segundos do ano cósmico, foi-me evidentemente impossível incluir todos os acontecimentos importantes: espero ser perdoado por não ter mencionado explicitamente os progressos na arte, na música e na literat...

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

*Aproximadamente

A construção de quadros e calendários desse tipo é inevitavelmente humilhante

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

A construção de quadros e calendários desse tipo é inevitavelmente humilhante. É desconcertante que, em tal ano cósmico, a Terra não se tenha condensado a partir da matéria interestelar antes do início de setembro; que os dinossauros tenham surgido na noite de Natal; que as flores tenham emergido no dia 28 de dezembro e os homens e mulheres tenha aparecido às 22h 30min do último dia do ano. Toda a história conhecida ocupa os últimos 10 segundos do dia 31 de dezembro; e o tempo compreendido entre o declínio da Idade Média e o presente ocupa pouco mais que um segundo. Mas, em virtude de ter sido feito o arranjo desse modo, o primeiro ano cósmico acabou de findar. E, apesar da insignificância do instante que ocupamos até agora no tempo cósmico, é claro que o destino das coisas na Terra e em suas proximidades dependerá muito do conhecimento científico e da sensibilidade própria da humanidade.

Os Dragões do ÉdenOnde histórias criam vida. Descubra agora