O que é feminismo?
Sinto tanto em dizer isso, mas quando perguntei para a minha família sobre o feminismo me falaram que era uma mulher feminina, quando perguntei a uma amiga o que ela achava sobre o feminismo ela nem mesmo tinha ouvido falar da palavra, mas eu ficar aqui reclamando sobre a ignorância do mundo não vai fazer com que a ignorância acabe. Então, vamos lá.
O feminismo é um movimento político, filosófico e social que defende a equidade de direitos entre mulheres e homens. Ao contrário do que muitos acham o feminismo não é o contrário do machismo, o machismo defende a ideia que o homem é superior, o contrário disso seria o femismo que defende a ideia de que a mulher é superior ao homem.
O feminismo não quer nos tornar todos iguais, o movimento quer que os direitos sejam igualados, por que um homem recebe o salário maior fazendo o mesmo trabalho, pelo mesmo tempo e com a mesma qualidade? Esse parece ser um problema passado mas ainda é uma realidade, infelizmente. Um exemplo de profissão sem o mesmo salário nem visibilidade é o futebol.
Não só profissionalmente as mulheres são tratadas de forma diferente como socialmente, um exemplo seria quando um homem é promovido, pensam que ele mereceu mas e uma mulher promovida? O que pensam e comentam sobre ela? "Com quem ela dormiu?" Ou quando um chefe tem pulso firme, ele gosta de ter o controle, sua equipe em suas mãos mas quando uma chefe tem pulso firme? Ela é louca, exagerada, está fazendo uma tempestade em um copo da água. É inegável como o machismo existe, me desculpe por falar mas se você diz que ele não existe és ingênuo ou burro.
Feminismo branco e negro. Por que existe essa "divisão"?
Primeira coisa: falar que existe o feminismo negro e o branco não é dividir mulheres, não é colocar uma para cada lado, não é dizer que cada uma tem que lutar a sua luta sozinha, somos mulheres e somos mais fortes juntas, o feminismo branco e negro é apenas uma forma de falar de lutas, por exemplo: trans e homossexuais sofrem preconceito e, mesmo que façam parte de um grupo (LGBT's), eles possuem necessidades diferentes em alguns aspectos.
Desde o começo o feminismo foi um movimento branco e só depois ele começou a buscar nuances para ver a mulher negra, enquanto as mulheres brancas estavam lutando pelo direito de voto, emprego, etc.. As mulheres negras estavam lutando pelo direito de serem reconhecidas como ser humano, a mulher branca estava lutando sim por questões válidas mas enquanto isso a mulher negra lutava por coisas básicas que essa mulher branca já tinha.
Isso foi antigamente então você me pergunta, e atualmente? Qual a diferença entre eles?
Uma das pautas do feminismo branco é que a mulher não deve se prender a esse padrão de beleza impostos pela mídia, isso é extremamente válido. "Não quero ser prisioneira da indústria de beleza" exatamente, lute contra isso, precisamos cair em cima dessas industrias sim, mas e a mulher negra? Olhamos a TV, o jornal, a revista, olhamos tudo mas aonde estão as mulheres negras? Como o feminismo negro vai lutar contra o padrão imposto pela mídia se nem mesmo elas estão na mídia?
Precisamos do feminismo branco e negro porque temos necessidades diferentes, não quer dizer que devemos lutar sozinhas mas devemos reconhecer que nossas prioridades são diferentes.
Um vídeo que eu gosto bastante e foi o que me fez entender esse assunto foi o "NÃO É PRA SAIR" do canal "JoutJout Prazer", lá a Nataly e a JoutJout falam sobre o feminismo negro e branco.
Homens podem ser feminista?
O feminismo não tem uma opinião formada sobre o assunto, eu mesma vejo constantemente algumas feministas concordando e discordando sobre esse assunto, eu pessoalmente acredito que homens podem ser feministas. Há quem diga que não pode: porque um homem não sabe o que uma mulher sofreu por ser mulher, mesmo sabendo o que ocorre você, homem, não sabe o que é ser uma mulher e não te culpamos por isso, não podemos simplesmente virar e falar "Cara, você tem que pensar como uma mulher pensa", não funciona assim. Eu pessoalmente concordo com esse argumento no lado de "um homem não saberia como é ser mulher" mas acredito que você não precise ser tal coisa para lutar contra tal coisa, mesmo com as opiniões diferentes tem algo que ambos os lados concordam: o homem não pode tirar o protagonismo e o direito de fala da mulher, por exemplo: Acontece uma piada machista e você quer argumentar contra mas antes pense: Tem alguma mulher no grupo que pode falar com mais propriedade do assunto? Se sim: cale a boca. Caso você esteja num grupo apenas de homens você deve falar, o assunto será mais abordado no próximo texto.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Legalize-me
RandomFalamos sobre a diversidade: sobre garotas que não gostam de rosa, sobre garotos que gostam de garotos, sobre garotas que lutam pelos seus direitos e muitas outras coisas que, às vezes, não gostamos ou até mesmo desrespeitamos só porque não sabemos...