Ortografia

2.8K 60 1
                                    

Essse é um resumão básico sobre a ortografia. Caso queira saber um pouco mais sobre algum desses assuntos ( ou todos eles ) eu indico o livro "Nova Ortografia" de @carlosbarbosa944

CRASE:

A crase é uma fusão de preposição+artigo, é utilizado quando antecede uma palavra feminina como o " para" em oculto. Também é utilizado quando referente ao um local geográfico.

Exemplo:

Vim da Bahia. Vou à Bahia

- - - - -

Ele descansava à beira-mar.

- - - - - -

Sentou-se à mesa e pôs-se a comer.

HÍFEN:

Serve para ligar palavras compostas.
Deve usar hífen ( - ) quando:
* A segunda palavra começa com "h" (Ex: Geo-historia)
*Devemos separar separar vogais ou consoantes (Ex: anti-inflamatório)
*Se tem "pan" ou "circum" (Ex: Pan-americano)
*Se tem "pós", "pré", "pró" (Ex: Pós-graduação)

Atenção:
Esta regra não se aplica às palavras em que se unem um prefixo terminado em vogal e uma palavra começada por 'r' ou 's'. Quando isso acontece, dobra-se o 'r' ou 's' ( Ex: microssonda, contrarregra, motosserra, ultrassom, infrassom, suprarregional)

ACENTUAÇÃO:

Existem varios tipos de acentuações e eles são divididos entre acentuação tonica e acentuação gráfica.
Enquanto na acentuação gráfica você processa a acentuação pelo conhecimento prévio que possui de cada palavra palavra, na acentuação tônica o indicador é a intensidade do som sobre determinada sílaba, tudo consoante as regras estabelecidas gramaticalmente para seu uso.

Acentos gráficos e sinais gráficos auxiliares

Acento agudo (')

É usado nas:
* vogais tônicas a, i e u (Ex: pássaro, místico, música)
* vogais tônicas abertas e e o (Ex: exército, café, hóspede, hóstia)

Acento circunflexo (^)

É usado pra indicar o timbre fechado:
*das vogais tônicas e e o (Ex: mês, vêm, pôs, avô)
*do a e do e seguido de m ou n (Ex: lâmpada, hispânico, trêmulo)

Acento grave (')

* indica crase, ou seja:
* a fusão da preposição a com a forma feminina do artigo (a, as): à, às;
* a fusão da preposição a com os pronomes demonstrativos a(s), aquele(s), aquela(s), aquilo: àquele(s), àquela(s), àquilo.

Til (~)

O til é colocado sobre as vogais a e o para indicar sua nasalidade.
Ex: mãe, pão, corrimão

Trema (¨)

Foi eliminado do nosso idioma pelo Acordo Ortográfico implementado em 2009


SINAIS DE PONTUAÇÃO

Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade.
A seguir veremos os principais empregos de alguns sinais de pontuação

O ponto e vírgula (;)

• Separar itens de uma enumeração (em leis, decretos, portarias, regulamentos etc.).

• Separar orações com certa extensão, que dificultem a compreensão e respiração.

• Para frisar o sentido adversativo antes da conjunção.

• Separar orações que sejam quebradas por vírgula, para marcar pausa maior entre as orações.


Dois Pontos (:)

• Enumeração (Tinha duas ambições: sucesso e dinheiro)

• Introduzindo uma citação ou diálogo (Ele respondeu secamente: "Não vou ao baile!").

A invocação em correspondência (social ou comercial) pode ser seguida de dois-pontos ou de vírgula:
Querida amiga:
Prezados senhores,

Aspas (")

Aspas e travessão são usados para indicar declaração textual de alguém. As aspas são usadas quando a declaração está inserida no meio de um parágrafo ou palavras e expressões que não pertençam à língua culta (gírias, estrangeirismos, neologismos, etc). Para citação de textos de documentos, leis, artigos, notícias etc., são usadas aspas.

Travessão (-)

O uso do travessão ocorre quando a declaração inicia e toma o parágrafo inteiro ou a maior parte dele. Deve-se preferir o uso de travessão quando a declaração é composta por mais de uma frase, e de aspas quando a declaração não se constitui em uma frase completa.

Reticências (...)

As reticências marcam a interrupção do pensamento, deixando o sentido da frase ser interpretado pelo leitor, permitindo que ele complemente o pensamento que ficou suspenso. Denota a hesitação e realça palavras ou expressões em ambiente literário.

Parênteses ( )

O parêntese é usado em algum comentário ou explicação, isolando-os da frase.
Em citações e referências bibliográficas, o nome do autor e as informações referentes à fonte também aparecem isolados por parênteses.

Regência e Concordância

São termos que estão ligados, pois ambas funções servem para dar sentido e estrutura à frase.

CONCORDÂNCIA NOMINAL: É a concordância estabelecida entre um nome (substantivo) e as palavras a ele relacionadas (adjetivo). Ex. O meu cachorro é bravo O = artigo Meu = pronome Cachorro = substantivo É = verbo de ligação Bravo = predicativo do sujeito.

CONCORDÂNCIA VERBAL: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.

Ex. Uma e outra me desagradou (verbo desagradou esta concordando como sujeito)

REGÊNCIA VERBAL: estuda o modo como as palavras se combinam para formar a frase. A Regência Verbal estuda a relação de dependência entre o complemento (termo regido) e o verbo (termo regente).
Por exemplo: "Brasileiros gostam de futebol"
O termo transitivo gostar é o termo regente. O objeto indireto de futebol é o termo regido pelo verbo.

REGÊNCIA NOMINAL: estuda a relação entre o nome (substantivo, advérbio, adjetivo) com os termos que são regidos por esse nome, determinando qual preposição devemos usar na frase.

Grupo de estudos ENEM - Português ( EM REVISÃO )Onde histórias criam vida. Descubra agora