Conjunção
Conjunção significa ligação, união, junção. Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável que tem por função ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos:Faz sol, mas está frio. Comprou pera emamão.
Classificação das conjunções
Coordenativas – ligam duas orações independentes. Estão divididas em cinco tipos:
Aditivas – exprimem soma: e, nem, bem com, não só... como também, não só... mas também. Ex.: Ele não só é o autor do livrocomo também o editor.
Adversativas – exprime oposição:mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante. Ex.: Não foram campeões, todaviaexibiram o melhor futebol.
Alternativas – exprimem escolha de pensamentos: ou, ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez. Ex.: Ouvocê compra ou você aluga.
Conclusivas – exprimem conclusão de pensamento: logo, portanto, por isso, pois, por conseguinte, assim. Ex.: Choveu bastante, portanto a colheita está garantida.
Explicativas – exprimem razão e motivo: que, porque, pois, porquanto, por conseguinte, assim. Ex.: Estude, porque é importante!
Subordinativas – ligam duas orações dependentes. Estão divididas em dez tipos:
Integrantes – introduzem uma oração que vai completar o sentido da outra: que, se. Ex.: Quero que você volte já.
Causais – introduzem orações que dão ideia de causa: que, porque, como, pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que. Ex.: Como fiquei doente, não pude ir à aula.
Comparativas – introduzem orações que dão ideia de comparação: como, qual, que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor e pior). Ex.: Minha saúde sempre foi melhorque a sua.
Concessivas – iniciam orações que indicam contradição: embora, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, apesar de que. Ex.: Vou à praia,embora esteja chovendo.
Condicionais – iniciam orações que exprimem hipótese ou condição: se, caso, a menos que, contanto que, salvo se, desde que, a não ser que. Ex.: A menos queaconteça algum imprevisto, estarei lá amanhã.
Conformativas – iniciam orações que exprimem acordo: como, conforme, segundo, consoante. Ex.: Cada um colhe conformesemeia.
Consecutivas – iniciam orações que indicam consequência: que (precedido de tal, tanto, tão ou tamanho), de modo que, de forma que, de sorte que. Ex.: Ele gritou tanto, que ficou rouco.
Temporais – iniciam orações que dão ideia de tempo: quando, mal, assim que, logo que, antes que, depois que, sempre que, desde que. Ex.: Saímos assim que parou de chover.
Finais – iniciam orações que exprimem finalidade: porque, a fim de que, para que. Ex.: Sentem logo para que todos possam ver.
Proporcionais – iniciam orações que exprimem concomitância: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto menos, quanto menor, quanto maior, quanto melhor. Ex.: À medida que passa o efeito do analgésico, a dor volta.
Semântica
é o estudo do significado, do sentido e da interpretação do significado de uma palavra, signo, frase ou de uma expressão. Neste campo de estudo da Linguística, também são analisadas as mudanças de sentido que podem ocorrer nas formas linguísticas devido a alguns fatores, como, por exemplo, o tempo e o espaço geográfico.
As atribuições da Semântica
Na Língua Portuguesa, o significado das palavras leva em consideração os conceitos descritos a seguir:
Sinonímia
Relação estabelecida entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos. Exemplos: bondoso – caridoso; distante – afastado; cômico – engraçado.
Antonímia
Relação estabelecida entre duas ou mais palavras que apresentam significados diferentes, contrários, ou seja, os antônimos. Exemplos: bondoso – maldoso; bom – ruim; economizar – gastar.
Homonímia
Relação estabelecida entre duas ou mais palavras que, embora possuam significados diferentes, apresentam a mesma estrutura fonológica, ou seja, os homônimos. Os homônimos subdividem-se em palavras homógrafas, homófonas e perfeitas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Grupo de estudos ENEM - Português ( EM REVISÃO )
Non-Fiction1° livro da série "Grupo de estudos" Esse e todos os livros desta série servem como um meio de aprendizado sem fins lucrativos. Especificamente esse livro é focado em conteúdos e materiais de português que podem, e vão cair no ENEM. Se gostou ou ach...