Periodos Literários

310 9 1
                                    

TROVADORISMO

Idade Média.
Cantigas (poesias acompanhadas de música e cantadas pelos trovadores)
Cantigas líricas (de amor ou de amigo) e cantigas satíricas (de escárnio ou demaldizer).

HUMANISMO

Poesia Palaciana (mais elaborada do que as cantigas).
Gil Vicente (teatro moralizante).
Fernão Lopes (crônicas que retratavam a sociedade da época).

CLASSICISMO

Renascimento. Antropocentrismo (valorização do homem), Racionalismo (valorização da razão), valorização das artes clássicas (volta à antiga cultura grega e romana), paganismo (elementos mitológicos da cultura antiga, como os deuses gregos).

Os Lusíadas (Camões): poema épico, valorização do homem (que é capaz de desbravar o mar e ir além), universalismo (conquista do mundo), paganismo (deuses e figuras mitológicas influenciam na aventura). Os portugueses são vistos como heróis (por causa da Expansão Marítima).

QUINHENTISMO

Grandes Navegações. Descobrimento do Brasil. 
Literatura de Informação  (A Carta de CaminhaLiteratura de Catequese (padre José de Anchieta).

BARROCO

Oposições , conflitos, dualidades (fé x razão, corpo x alma, pecado x virtude, vida x morte).
Cultismo (linguagem complexa, jogo de palavras, inversões, excesso de metáforas e de figuras de linguagem e vocabulário complicado) e Conceptismo(jogo de ideias, raciocínio lógico).
Autores: Gregório de Matos (Boca do Inferno) e padre Antônio Vieira.

ARCADISMO

Equilíbrio e simplicidade. Predomínio darazão sobre a emoção
"Fugere urbem" (a cidade é um ambiente ruim), preferência pela natureza (ambiente bucólico e pastoril), "carpe diem" (aproveitar o tempo).

ROMANTISMO

Indianismo:  independência do Brasil, identidade nacional, patriotismo, nacionalismo. O índio e a natureza são símbolos nacionais. 
Ultrarromantismo: pessimismo profundo, depressão, saudosismo, individualismo, frustrações. Geração "Mal do Século".
Condoreirismo: questão social. Castro Alves ("Poeta dos Escravos")

REALISMO

Mundo visto  de maneira realista, tal como ele realmente é.
Crítica ao comportamento social da época (burguesia, clero, adultério)
Análise psicológica dos personagens
Machado de Assis (destaque).

NATURALISMO

O homem é um objeto de estudo.
Observação, experiência e descrição dos fatos.
Linguagem científica.
Raul Pompeia (autor de O Ateneu) e Aluísio de Azevedo (autor de O Cortiço e de O Mulato).

PARNASIANISMO

Vocabulário rebuscado,  busca pelaperfeição poética.
"Arte pela arte".
Linguagem objetiva e descritiva.
Olavo Bilac.

SIMBOLISMO

Subjetivismo, mergulho no "eu", subconsciência, misticismo (cosmos e espiritualidade), explicação da realidadepor meio de símbolos (metáforas, imagens).

PRÉ-MODERNISMO

Transição entre o estilo literário conservador (século XIX) e o estilo literário moderno (século XX).
Oscilação entre esses dois estilos.

MODERNISMO

Início com a Semana de Arte Moderna.

1ª Geração (1922 - 1930): linguagem coloquial e livre (poesia sem rimas nem métrica, totalmente livre e despreocupada com a gramática), com temas inspirados no cotidiano das pessoas.
Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira.

2ª Geração (1930 - 1945): prosa regionalista. A linguagem usada nos livros possui as características de suas regiões. Graciliano Ramos (autor de Vidas Secas), Jorge Amado (autor de Capitães de Areia), Rachel de Queiroz (autora de O Quinze) e José Lins do Rego (autor de Fogo Morto). Poetas: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.

3º Geração (1945 - 1960): Os romances urbanos, regionalistas e intimistas. Clarice Lispector (autora de Laços de Família), Guimarães Rosa (autor de Grande Sertão Veredas), João Cabral de Melo Neto (autor de Morte e Vida Severina), Nelson Rodrigues (no teatro).

Grupo de estudos ENEM - Português ( EM REVISÃO )Onde histórias criam vida. Descubra agora