AVISO - Mudanças na Ortografia

1.1K 32 2
                                    

Desde 1 de janeiro de 2016 já estava valendo aqui no Brasil apesar de não ter ocorrido uma mudança significativa no ENEM 2016, no ENEM 2017 já é obrigatório o uso da Nova Ortografia. Vamos ver o que mudou:

Mudanças no alfabeto do Novo acordo ortográfico Enem

Após a mudança no Novo acordo ortográfico, o alfabeto passou a ter 26 letras (e não 23) como usado antes. As letras K, W e Y, passaram a ser incluídas. Pra nós essa é uma pequena mudança, pois essas letras já eram usadas em algumas palavras de outros idiomas e em abreviações.

O famoso acento diferencial nas provas do Enem

Esse tipo de acento é usado para distinguir palavras de significados diferentes, porem, de escrita igual. Com o novo acordo, ele só vale para o caso do Pôde – Pode (pra diferenciar o verbo poder no passado e no presente) e no caso do Pôr – Por (para diferenciar o verbo da preposição). Em outros casos ele deixa de existir.

O Trema nas provas do Enem 2017 para o novo acordo ortográfico Enem

Você acredita se eu falar que ele não existe mais? Pois é, acabou a dúvida na hora de escrever consequência ou linguiça, por exemplo, o uso do trema em palavras da língua portuguesa foi extinto. Mas vale lembrar que, ele ainda existe em nomes próprios estrangeiros.

Ditongos abertos nas provas

Ok. Primeiro vamos relembrar o que é um ditongo: Ditongo é o encontro de duas vogais pronunciadas em uma só silaba. Ficou na dúvida? Então relaxa! Os acentos nos ditongos abertos de palavras paroxítonas (palavras com acentuação na penúltima silaba) também deixaram de existir, agora você não precisa ficar na dúvida. Alguns exemplos: ideia, moreia, europeia, jiboia.

O uso do Hiato no Novo acordo ortográfico

Os acentos circunflexos nos hiatos (sequencia de vogais pertencentes a sílabas diferentes) também foram extintos, como é o caso de enjoo, voo, veem e leem.

Incrível como a maioria dos acentos deixou de existir. Parece mesmo que esse Novo acordo ortográfico veio para ajudar não é?

U e I tônicos para o acordo ortográfico

Em alguns verbos como obliquar, averiguar e apaziguar e em outras palavras com silabas que, qui, gue e gui a letra U deixou de ser acentuada. Já nas palavras paroxítonas que tem a letra U ou I tônicos precedidos por ditongos, os acentos deixam de existir.

Hífen segundo o acordo ortográfico

Engana-se quem pensar que usar o hífen é fácil, o caso do hífen é bem mais amplo! Que tal facilitar um pouco? Ele deixou de ser usado nos seguintes casos:

Quando o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento começar com uma vogal diferente. Exemplos: hidroelétrica e autoestrada.

Em todas as palavras que o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento começar com R ou S, em casos assim você deve duplicar as consoantes. Como exemplo: minissaia e contrarregra.

Em todo qualquer tipo de locução. Exemplo: dia a dia, cão de guarda.

Isolados este casos o hífen ainda é utilizado.

           ------------------------------

Então é isso se quiserem saber um pouco mais sobre isso eu indico o Livro " O que quase ninguém sabe l Dicas " da Mione2001

Grupo de estudos ENEM - Português ( EM REVISÃO )Onde histórias criam vida. Descubra agora