Capitulo I

47 8 20
                                    



Que nojeira, disse Matteus.

Michele acendeu o cigarro e assentiu.

Repulsivo, sem dúvida...

O corpo estava estraçalhado. O que um dia fora um homem agora se reduzia a uma pasta disforme que fora prensada contra o asfalto. O sangue e os miolos espalhados no meio da sujeira e do lixo causavam uma confusão simbiótica. Algumas pessoas ajudavam os policiais militares a retirar os restos da pista enquanto uma dúzia de curiosos ocupava o camarote do espetáculo macabro. Alguns riam para disfarçar o nervosismo. As pás trabalhavam para remover a carne prensada no solo e os policiais usavam as linhas de rádio para comunicar o ocorrido. Não haviam motivos para chamar o resgate, porque para todos ali era evidente que não haviam chances de reanimação do corpo. O rastro de sangue e pedacinhos de carne desembocava no caminhão de carga Scania que estava inclinado na avenida um pouco a frente do corpo do motociclista. Wiederkunft, dizia o anúncio estampado no veículo de vinte toneladas. A nova cerveja do momento, dizia o slogan.

Alguns passantes comentavam que algo horrível tinha acontecido com o motorista e que ele provavelmente perdera o controle da direção.

Vamos embora, disse Michele

Quero ver como eles vão fazer para remover a carcaça, retrucou Anestor.

Não seja idiota, vamos logo.

Matteus e Anestor foram puxados pelos braços pela garota e começaram novamente a subir a rua em direção à Augusta.

Indiferente à tragédia da quadra anterior a rua estava iluminada pela vibração da vida noturna. Dos dois lados da calçada os transeuntes alcoolizados conversavam de forma alterada exibindo as mentiras cuidadosamente arquitetadas no dia anterior. Alguns músicos independentes tocavam nos cantos com aparelhagem precária e sorrisos sinceros enquanto as pessoas depositavam moedas nas cestas improvisadas. Filas se formavam para entrar nos clubes de comédia onde a plateia mostraria os sorrisos vazios para um palco sem mais atrativos que não o mero passatempo. Matteus, no auge de seus quarenta e sete anos, lembrava-se dos embalos de sábado à noite do passado. Aquele pedaço da metrópole fizera parte da adolescência de Matteus nos tempos em que a cerveja era barata e menos aguada. Acompanhara as mudanças e o avanço daquela região de dentro do Ford Escort XR3 de seu irmão. Fora dentro daquele carro que ele recebera o primeiro boquete de uma moça ruiva que, descobriu depois, era uma puta contratada por seu irmão mais velho. Quando ele iniciara na faculdade de direito, dois anos atrás, não imaginava que aquela rua voltasse a ganhar tamanho destaque em sua vida noturna. Os tempos eram outros, porém a Augusta continuava com o mesmo ar vivaz de sempre.

Três travestis que capturaram a atenção de Anestor mostravam os peitos na porta de um puteiro iluminado pela luz fosca e chamavam o grupo para dentro enquanto Michele continuava puxando-o pela rua. Larga essa mocreia e vem descobrir o que é bom de verdade. Michele acabava-se de rir. Matteus percebeu que a Travesti bebia uma garrafa long neck de Wiederkunft. A nova cerveja do momento.O slogan era cafona, mas parecia estar funcionando.

Subiram mais um pouco e entraram em um bar com mesas vagas. O local parecia apropriado para tomar algumas cervejas e esquecer o dia cansativo de trabalho. A decoração sugeria um pé sujo tradicional com uma mesa de bilhar e balcão simples onde petiscos eram servidos aos clientes. Matteus sentiu o cheiro desagradável da gordura que impregnava o local enquanto Michele e Anestor se acomodavam na mesa feita de plástico.

Um homem acima do peso ideal e com olheiras fundas se apresentou para o grupo de amigos e distribuiu três folhas de papel plastificado sobre a mesa saindo logo em seguida.

Vamos beber o que?

Anestor e Michele se entreolharam.

Wiederkunft,é claro.

Vocês não preferem cervejas pilsen?

Eu não bebia American Lager até conhecer a Wiederkunft, disse Anestor. Você precisa experimentar essa nova marca. É um estouro.

Vocês que sabem, disse Matteus. Estou me sentindo meio estranho hoje.

Como assim? quis saber Michele.

Só uma sensação estranha de Déjà vu.

Anestor sorriu.

Eu tinha um tio que falava que isso é proveniente de assuntos não resolvidos em vidas passadas.

Balela, interveio Michele com um risinho.

O gordo passava novamente pela mesa e Anestor ergueu o braço para captar sua atenção.

Uma litrão pra começar por favor.

O atendente assentiu e se dirigiu aos fundos para pegar a garrafa. Matteus olhou em volta e avistou as outras mesas. Todos os presentes pareciam ter entrado na brincadeira de experimentar a nova cerva. A cerveja alemã estava distribuída em todas as mesas do recinto. Atrás do balcão ele viu os pôsteres da nova cerveja. Uma mulher negra usava um biquíni minúsculo e sorria exibindo a nova cerveja com um sorriso deformado de botox.

O atendente voltou e bateu a garrafa na mesa abrindo-a em seguida e o que Matteus ouviu foi uma espécie de guincho. O tsss característico que se seguiu ao estouro após a abertura da garrafa pareceu se prolongar por um tempo aquém do habitual e um tinido quase sobrenatural o envolveu. A fumaça que escapava agora do recipiente de vidro envolvia o ar e estendia suas garras pelo ambiente. Ele pode sentir um calafrio percorrer sua coluna e acariciar sua pele.

Um sorriso instantâneo se desenhou nos rostos de seus amigos e, enquanto o atendente servia o líquido estranhamente espesso nos copos de cristal, Matteus pode ouvir a irrigação das glândulas salivares de seus amigos que, ansiosos pela bebida, olhavam hipnotizados para a mesma. Matteus sentiu algo estranho, mas pegou o copo e ergueu-o para o brinde. Sua mão ficou sozinha no ar enquanto Anestor e Michele saboreavam a cerveja avidamente. Anestor deixou escapar um fio de bebida pela boca e manchou a camiseta branca. Rapidamente sorveu o que restara e passou as mãos pelo pescoço enxugando o excesso e levando-o à boca para lamber os dedos lambuzados. Michele o acompanhava em voracidade e lambia o excesso que escorrera pelo colarinho formado no copo. Lambia diretamente do copo de uma maneira animalesca que destoava completamente do comportamento com o qual Matteus estava habituado. Ambos pareceram se dar conta da estupefação que se fazia notória no semblante do amigo e deram os últimos goles, sorvendo guturalmente e limpando os lábios com as línguas. Matteus vira aqueles trejeitos no Discovery Channel uma vez. Eram como hipopótamos matando a sede em um rio.


Eterno Retorno Aos Embalos de Sábado à NoiteOnde histórias criam vida. Descubra agora