Oi boa noite a todos. Agora são 21:00 e estava tentando achar um titulo que realmente estivesse ligado a atualidade e a mente, pois não gosto de fugir muito dos assuntos que eu começo.
Quando ouvimos a palavra preconceito logo pensamos em algo ligado a sexualidade, mas a definição não se limita só a isso. Atualmente quando procuramos debates sobre tal assunto dificilmente vamos encontrar resultados muito amplos, pois não é um assunto muito conhecido e por esse motivo praticamos preconceito a todo momento sem perceber por também não conhecer sobre o assunto. Se você já julgou alguém pela cor de pele, pelo jeito que esta vestida, pelo seu gênero, e até local de Nascimento já estamos sendo preconceituosos.
Mas agora você pergunta porque ele esta ligando a mente a um problema social? Tudo que acontece é consequência do que nossa mente constrói. Quando olhamos alguém, nossa mente mostra duas opções: acolhimento (conviver, conversar, construir uma amizade, ter afinidade, etc...) ou desprezo (não gostar de sua presença, ignorar qualquer meio de comunicação, odiar, etc...).
Um exemplo é quando deixamos de falar com alguém só porque ela gosta de ouvir musica do gênero gospel, considerando o fato de meu estilo ser o Rock. Quando adotamos tal atitude além do preconceito talvez estamos deixando de conhecer um grande amigo, alguém que vai te ajudar quando você precisar ou até um amor, e tudo isso ocorre porque escolhemos a opção do desprezo.
Quero deixar claro que não estou dizendo que você deve ser uma pessoa otimista e aceitável, pois estaremos saindo de um caminho ruim e embarcando a outro, do desprezo para a limitação. Para conseguir alcançar um resultado positivo para sua mente e necessário conhecermos quem esta cruzando nosso caminho é olharmos ela com olhar critico para assim concluirmos que aquela pessoa tem um bom caráter.
Mas nesse contexto surge outra pergunta: ao olharmos ela com olhar critico não estamos sendo preconceituosos? Não e sim. Não porque quando eu falo que é preciso conhecê-lo não é uma coisa que tem prazo é muito relativo, tem pessoas que demoram anos para confiar em outra pós conclui que à conhece, outras depois de alguns dias ou horas já acha que não é preciso julga-lá por nenhum motivo pois já tem sua confiança conquistada, oque para os dois casos há consequências ruins, mas isso é assunto para outro momento . E a critica sim pode ser preconceito, porque quando nosso olhar critico e baseado em coisas fúteis não tem valor algum.
Não podemos confundir preconceito com senso comum. Um exemplo é: se eu for assaltado em um lugar vou evitar passar por lá não porque eu sou preconceituoso mas sim porque minha consciência diz que é arriscado, ou quando deixamos de confiar em alguém por uma decepção independente de qualquer característica da pessoa não à evitamos por preconceito e sim por não sermos capazes de perdoar.
Concluindo ate aqueles que dizem não ser preconceituosos estão mentindo para si mesmo é impossível sermos perfeitos mas não é impossível sermos educados conceito que quebra qualquer preconceito de forma absoluta.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Visão de um cego
Não FicçãoA principio como sugere o nome do livro tudo que e escrito aqui e baseado na mentalidade de um jovem, então ao mesmo tempo que temos uma visão critica do mundo somos cegos para a verdadeira realidade sendo assim observaremos a visão de um cego. O li...