Se forem bem trabalhados, os códigos da inteligência podem fazer uma pessoa alienada perseguir fantásticos projetos de vida, transformar um funcionário comum em um executivo brilhante, um eleitor tímido em um político extraordinário, um péssimo amante em uma pessoa afetiva, um relapso estudante em um notável pensador.
Para ser um gestor inteligente e eficiente do intelecto, deve-se aprender a trabalhar estas ferramentas:1. Ter consciência da existência do "Eu", que representa a capacidade de escolha, autodeterminação e consciência crítica.
2. Treinar o Eu para administrar pensamentos, idéias, imagens mentais e fantasias.
3. Ter plena consciência de que não apenas a qualidade dos pensamentos no teatro psiquico pode comprometer a saúde psíquica, mas também a quantidade de pensamentos é importante. Uma hiper construção de pensamentos, como preocupação, antecipação de situações do futuro, ruminação de experiências passadas, pode gerar a síndrome do pensamento acelerado, SPA.
4. A SPA compromete uma série de códigos da inteligência, como o código da interiorização, concentração, observação, dedução, indução, bloqueando funções vitais do intelecto.
5. Dar um choque de gestão na psique usando a arte da dúvida para questionar tudo o que nos controla, todas as falsas crenças, dogmas doentios, verdades absolutas.
6. Dar um choque de gestão na psique usando a arte da crítica para reciclar cada ideia pessimista, cada imagem mental perturbadora.
7. Dar um choque de gestão para desacelerar os pensamentos, aliviar a SPA, e para estimular o Eu a deixar de ser um espectador passivo do teatro psíquico e assumir seu papel como ator principal desse teatro, como diretor do roteiro da peça existencial.
8. Produzir janelas paralelas na memória. Fazer a mesa redonda do "Eu" fora do foco de tensão, reunindo-se com os medos, angústias, fantasias, inseguranças, questionando suas causas e consequências.
9. Reeditar o filme do inconsciente. Fazer a mesa redonda do "Eu" dentro do foco de tensão, quando a janela killer estiver aberta, ou seja, no exato momento da crise, do ataque de pânico, da reação fóbica, do sentimento de perda.
10. Filtrar estímulos estressantes usando os cinco procedimentos acima.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Código da inteligência
RandomNeste livro, o Dr. Augusto Cury descreve de maneira instigante os códigos da inteligência, Esses códigos são capazes de estimular tanto jovens, como adultos a libertar a criatividade, expandir a arte de pensar, desenvolver saúde psíquica e a excelên...