Você quer se levantar, mas seu corpo não consegue, ele não responde nenhum estimulo que seu cérebro manda para o corpo. A única maneira que você encontra de sair dessa situação é gritar, porém sua voz não sai. Seu peito parece estar sendo forçado por um peso desconhecido. Tudo que você mais quer é acordar, só que isso se torna impossível nessa situação! Esse poderia ser apenas um resumo de um assustador pesadelo, mas é um breve resumo das sensações causadas por um triste fenômeno que é pouco divulgado e conhecido: a paralisia do sono!
Estudiosos estão buscando entender melhor as razões pela quais muitas pessoas estão sofrendo com isso. Normalmente, trata-se de um acontecimento horrível, pela qual aproximadamente 40% das pessoas já sofreram com isso na vida. De acordo com estudos, a paralisia do sono ocorre durante a etapa do sono chamada, movimento rápido dos olhos (REM). Normalmente a pessoa abre os olhos e se depara com uma figura ameaçadora do seu lado ou tem o pressentimento que seu peito está sendo fortemente pressionado.
Uma das possíveis explicações para essa situação pode ser de que a ilusão é o único jeito que o nosso cérebro encontra para se defender de uma possível confusão, que acontece entre a “ordem” mantada para que o corpo, que é tentar se mexer durante o sono, quando não acontece nenhuma reação dos músculos, que estão paralisados. Estudiosos analisam se o cérebro seria capaz de diferenciar crenças culturais, se isso poderia interferir no tipo de paralisia do sono que as pessoas sofrem, já que pesquisas anteriores aconselha que esses fatos pudessem sim, influenciar na maneira que este fenômeno é vivenciado.
Grupos de pessoas foram selecionados para estudar melhor essa situação: Egito (pais que carrega uma forte tradição religiosa) e também Dinamarca (onde residem vários ateus). Estudiosos notaram que, comparando os participantes, os egípcios testaram a paralisia do sono com mais constância e tiveram capítulos mais prolongados, sentindo medo de morrer com a experiência.
A maioria dos participantes da Dinamarca contou que acreditaram que esse fenômeno é causado por fatores fisiológicos ou do jeito errado em que dormimos, enquanto as pessoas egípcias acreditam que isso acontece por causa de algo sobrenatural.
A conclusão da pesquisa foi que, as pessoas que carregam com elas crenças sobrenaturais sofrem com o medo durante a paralisia, e com episódios constantes. E esse medo pode sim, contribuir para o aumento nos casos mais graves da paralisia do sono e vice-versa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Coisas Sobrenaturais
Mistério / SuspenseQuem não gosta de histórias misteriosas, recheadas com fatos estranhos que nem mesmo os mais céticos conseguem explicar? Foi pensando nisso que reunimos nesta matéria alguns fatos estranhos e lendas urbanas Vai ter coragem? ?