O mistério do Espírito Santo

349 15 0
                                    

Capítulo 2
  
Eu chamei este livro de O Espírito Santo, Duas Experiências.  O espírito santo , que é a terceira pessoa da Trindade, faz muito mais do que duas coisas, mas o nosso foco é obter um entendimento claro das suas duas obras principais.  O Novo Testamento e o Batismo no Espírito Santo.  O meu foco principal será o batismo no Espírito Santo,  mas nós precisamos olhar o Novo Nascimento para que possamos entender claramente o Batismo no Espírito Santo.
  Pessoas têm me perguntado,  "Eu não recebi o Espírito Santo quando eu pedir ao Senhor Jesus Cristo para entrar no meu coração e ser senhor da minha vida?" Minha resposta sempre é : " Sim, isto é verdade.  Quando pedimos a Jesus para entrar no nosso coração nós nascemos do Espírito Santo e Ele vem morar em nosso coração. "

João 3:1-8
1. Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um  dos principais dos judeus.
2. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse:Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus;  porque ninguém pode fazer este sinais que tu fazes,  se Deus não estiver com ele.
3. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que , se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4. Perguntou Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho?  Pode, porventura, voltar ai ventre materno e nascer segunda vez?
5. Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
6. O que é nascido da carne é carne;  e o que é nascido do espírito é espírito.
7 . Não te admires de eu te dizer: importa - vos nascer de novo.
8. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz,  mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.

  Este dom, é claro,  é o dom mais importante que nós poderíamos receber.  Por meio desta experiência, nós passamos da morte para a vida e nos tornamos uma Nova Criatura em Cristo.  Mas existe uma importante obra do Espírito Santo em nossas vidas que vem após esta. É chamada Batismo no Espírito Santo.
  Quando nascemos de novo, nós nascemos do Espírito,  mais depois,  precisamos ser batizados ou cheios com Espírito. Existe uma grande diferença!  No Novo Nascimento,  o espírito santo vem morar em mim, mas no batismo no Espírito Santo, Ele vem sobre mim e me enche.  É outra dimensão da obra do Espírito Santo em minha vida.  Nós veremos, à medida que estudamos o Batismo no Espírito Santo que a Bíblia fala do espírito vindo sobre pessoas . É uma unção de poder, sabedoria, habilidade e força que entra na nossa vida para nos ajudar em nossa vida e ministério cristãos.

Atos 1:8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o espírito santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Aquela palavra poder é uma palavra muito explosiva. De fato, nós extraímos a nossa palavra, em inglês, dinamite, desta palavra. A Bíblia amplificada diz que nós receberemos poder, habilidades, eficiência e força quando nós recebemos este dom. Este dom abençoará a sua vida de muitas formas.
Amém! Precisamos deste dom, hoje, para nos ajudar a compartilhar o evangelho com o mundo inteiro não apenas com palavras, mas com poder. Muitas pessoas compartilham Jesus Cristo com o seu mundo apenas com palavras. Mas nós precisamos entender que nós somos chamados para compartilhar o evangelho com sinais e maravilhas, também.
     Eu quero que nós olhemos para o Novo Nascimento e para o Batismo no Espírito Santo a partir das palavras de Jesus e nós poderemos ver claramente duas obras distintas e diferentes. Muitas vezes a Bíblia fala da água referindo - se coisas espirituais e este é um dos casos.
    Primeiro, quero ver o Novo Nascimento na vida de uma mulher samaritana. Jesus estava ministrando para esta mulher empenhando-se para traze-la para o Reino de Deus.

João 4:6-15
..7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água.  Disse - lhe Jesus: Dá-me de beber.
...9 Então lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?
10. Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o eu te pede:dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
11. Respondeu - lhe ela: Senhor, tu não tens com que tirar e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
12. És tu, porventura,  maior do que Jacó,o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos e seu gado?
13. Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;
14. aquele , porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

   Perceba que, no verso 14, as palavras fontes e em você.  Elas exercerão um papel importante no entendimento destas duas diferentes obras.  Esta estória ilustra o Novo Nascimento.
   Agora passemos para outra ocasião no ministério de Jesus e vejamos o que Ele disse sobre a água e o Espírito Santo.

João 7:37-39
37. No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
38. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
39. Isto ele disse com respeito ao Espírito Santo que haviam de receber os que nele cressem, pois o Espírito até aquele momento não fora dado,  porque Jesus não havia sido ainda glorificado.

  Nos podemos ver uma diferença distinta entre estas duas experiências. Aqui, Jesus está falando sobre crentes e, perceba que, agora, ele fala de rios e não de uma fonte. Rios que fluem do interior dos crentes.
   Existe uma diferença grande entre uma fonte e rios. Uma fonte pode manter a vida, mas um rio produz vida. Uma fonte pode dar água a umas poucas pessoas, mas um rio pode abençoar uma cidade ou um vilarejo.  Eu quero que você perceba que rios estavam fluindo das pessoas. Para onde eles estavam fluindo? A resposta é, "para as pessoas do mundo". Isso mesmo, o Batismo no Espírito Santo irá abençoar você, mas também  fazer de você uma bênção um canal para a sua cidade ou vilarejo e para o mundo inteiro.
   A Bíblia faz uma diferença distintas entre ser nascido do Espírito Santo e ser batizado no Espírito Santo. À medida que estudamos a Bíblia nós podemos ver claramente esta diferença.  Quando nós aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador nós nascemos do Espírito de Deus e recebemos vida eterna. O espírito Santo nos introduzi dentro do Reino de Deus.  Nós nos tornamos um novo membro em um novo reino. Quando nós somos batizados no Espírito Santo nós recebemos para andarmos e vivermos neste novo reino.

O Espírito Santo duas ExperiênciasOnde histórias criam vida. Descubra agora