Sabe aquele momento em que você esta escrevendo sua história, e a inspiração começa a fluir? Mas quando você inicia a leitura acha que tudo aquilo tá um horror?Se você se identificou com isso, não se desespere! Todo escritor já passou por isso um dia, e irá passar (ainda mais os perfeccionistas de plantão). Sério!
Às vezes uma simples revisão pode consertar isso, afinal, o primeiro rascunho do sua obra não precisa ser perfeito, só precisa ser feito! Uma boa forma de facilitar as coisas é se organizar no seu plot.Plot é simplesmente o conteúdo da sua história, aquele início, meio e fim que você sempre pensa antes de iniciar o seu livro. Basicamente esse é o rumo que você cria para a sua história.
Mas não importa como você começou, nunca, jamais deprecie seu trabalho!
Porém a história muda completamente de figura quando você está escrevendo e realmente está gostando do resultado, se você gosta então a história não é tosca, esse é o seu trabalho, é você expondo sua mente fantasiosa e mágica. Então, nunca diga isso sobre sua obra, por se achar pouco ou só para ter a pena dos seus futuros leitores (isso se conseguir algum leitor assim). E aqueles comentários sem sentido que estão ali apenas para te desanimar... Esqueça-os.
Uma coisa é certa, pense bem comigo; se você acha mesmo que sua história não é boa o suficiente e nem digna de ter leitores, por que eles irão achar o contrário? Você compraria livros com críticas negativas do próprio autor? Acho que não, não é? Pense nisso. A insegurança é normal, ainda mais na primeira vez, mas isso não justifica a depreciação. Sua obra está sendo esculpida por você, lapidada, então se algo não saiu como o planejado, você já sabe, o dom de mudar esse contratempo é todo seu e você pode fazer isso sempre que quiser. Você até pode pedir a opinião de um amigo(a).
Agora você talvez queira "virar-se" para mim e dizer: "Ah! Aleeh, mas esse meu suposto amigo(a) não vai dizer que minha história está ruim. Ele(a) não vai querer ferir meus sentimentos. Então, dirá o que eu gostaria de ouvir."
Sabe, isso é realmente possível. Você não precisa dizer de cara que aquele texto é seu, e terá uma opinião 100% sincera dele(a), no entanto se preferir pode recorrer a um Beta Reader (leitor beta) e ter uma nova visão do seu trabalho.
Só não desista, se você sente no fundo do seu coração que precisa fazer mudanças no enredo, então reescreva, apague e apague sem dó e faça isso até que você se sinta bem com seu próprio texto e seja feliz com sua história. Eu desejo muito sucesso para você, para todos nós! 😉
VOCÊ ESTÁ LENDO
Literatus
Non-Fiction✰ "Quando a gente escreve deixa resquícios de alma em cada palavra..." ✰ Essa obra foi criada no intuito de motivar e ajudar escritores; com dicas, matérias e afins. Tudo postado aqui são com base no meu ponto de vista e eu sempre vou estar aberta...