~ Glossário de gírias e termos ~

527 51 13
                                    


Plot = o enredo da história, principal conflito.

Subplot = conflitos secundários de uma história.

Plot twist = é (como sabem também) a reviravolta que acontece na história. O escritor usa para surpreender e prender a atenção do leitor.

Plot holes = são buracos, furos e falhas no enredo da história, que acontece quando não planejamos ou ficamos por muito tempo com bloqueio de escrita.

Outline = é o planejamento da obra.

Storytelling = narrativa.

Setting = cenário, onde a história se passa.

Prompt = tópico, trecho, foto, palavra, citação... dada para começar a narrativa - (como forma de um exercício de escrita criativa, por exemplo)

Clímax = o ápice da obra. O momento mais importante, a cena principal.

Fanfic: é a abreviação do termo em inglês Fanfiction, e é uma ficção/história escrita por um fã. Quando um fã de um livro, série ou filme gosta tanto da história que decide por conta própria e sem fins lucrativos continuá-la ou criar novas situações no mesmo universo.

Sick-lit: = em inglês sick  > doença. São obras focadas em personagens com doenças terminais, depressão ou tendências suicidas.

Back story = a narração da vida de um determinado personagem, antes do conflito da história - (como um evento do passado).

Chick-lit: = um gênero voltado ás mulheres e que trata sobre questões femininas. Geralmente são romances, e dramas leves que mostram mulheres independentes.

Hot = (significa; quente, atraente) - um gênero voltado à histórias eróticas.

Red herring = é um recurso de narrativa, geralmente usado em suspenses e mistérios, afim de enganar o leitor, basicamente guiando-o para uma direção errada, fazendo-o questionar os fatos até obter os fatos verdadeiros.

Face claim = é a imagem que representa seu personagem, como por exemplo; usar a imagem/nome de um ator/famoso para representar seu personagem - (como um elenco).

E-Book: = é o livro em formato digital, para ser lido em computador, tablet ou celular.

Pocket: = são livros de bolso. Esses livros tem tamanho reduzido, mas o seu conteúdo não é alterado.

Autoficção = é um gênero híbrido. A junção de uma autobiografia + ficção. Ao escrever o autor mistura sua própria história com situações fictícias.

Sprint = É uma palavra de origem inglesa que significa  a aceleração/arrancada de um competidor ao aproximar-se da chegada. Esse termo na escrita é usado quando um grupo de pessoas combinam de escreverem "juntas", por um tempo cronometrado.

*SPOILER = (esse todos nós sabemos o que é, mas...) - são informações que revelam pontos importantes de um enredo.

LiteratusOnde histórias criam vida. Descubra agora