4º Dia - O Amor é atencioso

980 23 0
                                    

Como são preciosos para mim os teus pensamentos... Como é grande a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. - Salmos 139: 17-18

❣O amor pensa. Ele não é um sentimento tolo que passeia pelas ondas da emoção e então cai no sono mental. Ele se mantém ocupado em pensamentos, sabendo que os
pensamentos amorosos precedem as atitudes amorosas.

❣Quando você se apaixonou, o pensamento veio quase que naturalmente. Você passou horas imaginando como seria a pessoa amada, imaginando o que ela estaria fazendo; ensaiando coisas marcantes para dizer e, depois, curtindo doces memórias do tempo que passaram juntos.

❣Você disse sinceramente: "Eu não consigo parar de pensar em você."Mas, para a maioria dos casais as coisas começam a mudar logo depois do casamento.

❣A esposa finalmente tem seu marido; o marido já tem seu troféu. A caça está terminada e a perseguição encerrada, Fagulhas de romance vagarosamente tornam- se cinzas e a motivação para o pensamento esfria. Você se deixa focar em seu trabalho, seus amigos, seus problemas, seus desejos pessoais, em você.

❣Depois de algum tempo, você involuntariamente começa a ignorar as necessidades do seu cônjuge. Mas o fato de que o casamento acrescentou outra pessoa em seu universo não mudou.

❣Então, se o seu pensamento não amadureceu o bastante para constantemente incluir esta pessoa, você se pega sendo surpreendido ao invés de reflexivo.

“Hoje é nosso aniversário?”

“Por que você não me inclui nesta decisão?”

“Você nunca pensa em ninguém além de você mesmo?”

❣Se você não aprender a ser reflexivo, acabará se arrependendo por ter perdido
oportunidades de demonstrar amor. A falta de atenção é um inimigo silencioso para um relacionamento amoroso.

❣Sejamos honestos. Os homens lutam mais contra a falta de atenção do que as mulheres. O homem tem a capacidade de focar em apenas uma coisa,como um laser, e esquecer-se do resto do mundo. Enquanto isto pode se beneficiar naquela área específica, pode também ignorar outras coisas que precisam de sua atenção.

❣A mulher, por outro lado, é mais multi consciente, capaz de manter-se incrivelmente atenta a vários fatos ao mesmo tempo.

❣Ela tem a capacidade de falar ao telefone, cozinhar, saber emque cômodo da casa as crianças estão e se perguntar por que seu marido não a está ajudando. 🤔

❣Tudo simultâneamente. Além disso, a mulher também pensa no coletivo. Quando ela se envolveem algum trabalho específico, fica a par de todas as pessoas que de alguma forma estão ligadas a ele.

❣Essas duas tendências são exemplos de como Deus projetou as mulheres para completarem os seus maridos. Como Deus disse na criação:
"Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e o corresponda" (Gênesis 2: 18).

❣Porém, essas diferenças também criam oportunidades para o desentendimento.

❣Homens, por exemplo, tendem a pensar de forma objetiva e a dizer exatamente o que querem dizer. Não é preciso mais nada para compreender a mensagem. Suas palavras são mais literais e não devem ser analisadas além do que foi dito.

❣As mulheres falam e pensam nas entrelinhas. Elas têm a tendência de fazer insinuações.

❣Um homem precisa ouvir também o que está implícito se quiser obter o significado completo do que uma mulher diz.
Se um casal não tem essa compreensão um do outro, isso pode resultar em desentendimentos sem fim.

❣Ele fica frustrado tentando entender por que ela fala em enigmas ao invés de falar de uma vez o que quer. Ela fica frustrada tentando entender por que ele é tão desatento e não soma dois mais dois para compreender o que ela diz.

❣Uma mulher deseja profundamente que seu marido seja atencioso e reflexivo. Essa é uma das chaves que a ajuda a sentir-se amada.

❣Quando ela fala, o homem sábio ouve como um detetive para descobrir as necessidades e desejos implícitos em suas
palavras.

❣Contudo, se ela sempre tem que juntar as peças, ele perde a oportunidade de demonstrar que a ama.

❣Isto também explica por que as mulheres ficam chateadas com seus maridos sem dizer a eles o porquê.

❣Ela pensa: "Eu não deveria ter que explicar isso para ele. Ele precisa ser capaz de olhar a situação e entender o que está acontecendo aqui." Ao mesmo tempo, ele se sente mal porque não pode ler a mente dela e deseja saber por que está sendo punido por um crime que não sabia que havia cometido.

O amor requer atenção - dos dois lados - o tipo de atenção que constrói pontes através da combinação de paciência, bondade e generosidade.

❣O amor ensina a acertar o alvo, a respeitar e a apreciar a maneira única de pensar do seu cônjuge.

❣O marido deve ouvir a sua esposa e aprender a considerar as mensagens não ditas.

❣A esposa deve aprender a se comunicar com atenção e não dizer uma coisa significando outra. Porém, com freqüência você fica irado e se frustra, seguindo o padrão destrutivo "Preparar, apontar, fogo!"

❣ Você fala de forma dura e só depois pensa se deveria ter dito o que disse. Mas a natureza atenciosa do amor lhe ensina a usar a mente antes de usar os lábios.

❣O amor pensa antes de falar. Ele filtra as palavras com a peneira da verdade e da bondade.

➡ Quando foi a última vez que você gastou alguns minutos pensando em como poderia demonstrar amor ao seu cônjuge e o entendeu melhor?🤔

➡ Qual a necessidade imediata que você pode suprir? Para qual próximo evento (aniversário, data comemorativa, feriado) você já pode se preparar? 🤔

Grandes casamentos vêm de grandes reflexões.

🚨🚨 Desafio de hoje🚨🚨
Faça contato com o seu cônjuge em algum momento durante a agitação do dia. Não faça outra coisa senão perguntar como ele está e se tem algo que você pode fazer por ele.

➡ O que você aprendeu sobre si mesmo e sobre o seu cônjuge ao aceitar o desafio de hoje?🤔

➡ Como isso poderia se tornar mais natural, rotineiro e parte verdadeiramente útil do seu estilo de vida? 🤔

Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês. (Filipenses 1:3).

Desafio de amarOnde histórias criam vida. Descubra agora