Muitos Partidos, Poucas Ideias

260 6 1
                                    


Hoje no Brasil possuímos diversas ideologias políticas, tantas que alcançamos 35 partidos, 28 deles com representantes eleitos na Câmara dos Deputados. Em relação a outros países vou deixar que você tome suas próprias conclusões com os números que deixarei a seguir: França 14 partidos, Reino Unido 13 partidos, Chile 9 partidos, Rússia 4 partidos, EUA 2 partidos e Cuba 1 partido (Cuba certamente está em um estado pior que o do Brasil, pois não possuem opções de partido por causa do Regime Comunista Cubano). (Essas informações foram retiradas do Jornal NEXO). Vemos que o Brasil possui um pouco mais de "ideologias" do que os outros, certo? Errado!

Segundo o Diagrama de Nolan (pesquise, senão isso vira um livro!), é possível identificar 5 ideologias políticas que podem ser medidas em testes pelo Diagrama de Nolan, sendo elas: Centro, Esquerda, Direita, Libertário e Estatista. Essas ideologias podem ser combinadas e formarem combinações como Centro-Direita, Centro-Estatista, Esquerda-Libertário e etc. Podemos fazer inúmeras combinações, porém elas nunca chegariam no valor de 35 ideologias, deu pra sacar? Temos muitos partidos para poucas ideias. (É claro que existem milhões de outras ideologias políticas que não são citadas no diagrama, mas essas de Nolan são as padronizadas para uma sociedade atual, governos e políticas, por exemplo).

Vamos pegar agora a ideologia de esquerda moderna. A ideologia de esquerda moderna no Brasil defende "teoricamente" a causa dos trabalhadores e das minorias (gays, negros, indígenas) e a estatização de empresas privadas. Já a direita moderna defende "teoricamente" a meritocracia (Os mais esforçados chegam mais longe), a liberdade econômica (O direito de concorrência entre empresas, sem intervenção do Estado), e em alguns casos até o conservadorismo. Note que para as duas ideologias eu utilizei o termo "teoricamente" entre aspas, pois isso varia de cabeça para cabeça, e também nem toda cabeça que diz pensar dessa maneira, age em concordância com sua ideologia (ou seja, são controversos).

Vamos utilizar a questão dos direitos trabalhistas, que são essenciais para todos nós e garantem melhor qualidade de vida para a classe trabalhadora. Direitos trabalhistas devem existir, e devemos lutar por eles, mas agora vamos exercitar com algumas perguntas. Você acha que um direito a mais vai tirar o Brasil da lama? Pense bem sobre isso, por exemplo. Eu como presidente da república posso te garantir 90 dias de férias, o que pra você seria algo maravilhoso, mas para a economia seria desnecessário e praticamente um tiro no pé. Deu pra entender? Vamos novamente. Eu como presidente da república posso lhe garantir aumento do salário mínimo. Mas esse aumento vai cobrir as altas taxas de impostos que você paga por cada molécula de O2 que você respira nesse país? Esse aumento vai cobrir os tributos que você paga na gasolina, no gás, na energia, na internet, no IPVA, no imposto sindical, em tudo? (Se você está me considerando um "direita conservador opressor" por essa opinião, não desista da leitura, só quero fazer-lhe questionar).

Opa, se você for um pouco esperto já identificou o problema. Isso mesmo, os impostos altíssimos são o problema. Quando o governo me paga um bolsa de estudos para a universidade no Brasil isso é muito bom, e eu agradeço muito por isso, mas espera ai. Eu estou pagando por essa bolsa, você está pagando por essa bolsa e ainda sobra dinheiro. Será que talvez se eu não fosse tão explorado pelos impostos a economia não seria melhor e eu teria condições de bancar minha própria faculdade?

Como Tirar o Brasil da Lama?Onde histórias criam vida. Descubra agora