Músicas Seculares

489 11 0
                                    


  Sarah Responde:

  É errado ou pecado ouvir músicas que nao são cristãs?

 

  Talvez essa seja uma dúvida de muitas garotas cristãs. Pode ou não pode ouvir músicas não cristãs? É errado? É pecado?

  Resposta:
Depende. É bom ouvir músicas,quem não gosta?  Eu gosto muito. Mas, o que temos de atentar é para alguns fatos de extrema importância, não apenas com respeito à músicas, mas também com o que assistimos na TV, navegamos na internet e assim por diante.

1°. Qual mensagem a música passa?
  Por exemplo, há diversas músicas que desvalorizam as mulheres, falam sobre crimes, drogas e prostituição, violência etc. É certo ouvir esse tipo de música?
  Cada dia estão surgindo novas músicas que ficam em primeiro lugar das "músicas mais ouvidas" e se percebe que a maioria delas, não se tem nada de bom para nos acrescentar. Só porque todo mundo ouve, não quer dizer que precisamos ser igual a todo mundo.
  Devemos ficar atentas na letra da música. O que ela diz? Qual mensagem ela passa? É boa? É ruim? Fala de algo contrário a minha fé? Se a resposta for  "sim" é melhor ficar longe de ouvir essa música.

2°. Músicas românticas?
  Se a pessoa estiver passando por um término de namoro por exemplo, não é bom ouvir essas músicas que mexem com o emocional. Mas, quando se está bem resolvida interiormente, se a música não agride ninguém, não é errado. Mas, se a música estiver mexendo de mais com o coração... é melhor dá um tempo, e se concentrar somente em Deus, até se recuperar (tipo, aqueles dias que estamos mais sensíveis? É melhor não ouvir músicas assim que nos faz ficar pra baixo, ou relembrando o passado,melhor não ouvir).

Agito?
  Sabe aquelas músicas agitadas que seu corpo pede pra se mover e dançar? Pode dançar e ouvir?
  Depende.
  Tudo se resume a isto: Manter a boa consciência da fé.

  Se a música não agride a fé, não fala de coisas como desvalorização feminina, drogas etc, não há problema algum se alegrar e ouvir, mas deve-se haver equilíbrio. Dançar pode?
  Ao nosso redor há pessoas nos observando, é melhor se controlar e se manter normal do que ficar rodopiando por aí dançando essas músicas... Isso não quer dizer que deve se manter como um robô. O que não pode é ficar dançando de forma sensual, enfim... O que tem mostrar que gosta da música? Não pode nem mexer a cabeça? Tenha equilíbrio só isso.
  Se estiver em casa, em local privado, por exemplo não corre o risco de se expor demais, aí pode aumentar um pouco o som e até porque dançar é um ótimo exercício físico.

  Conclusão:
  Pode ou não ouvir músicas não cristãs?
  Depende do conteúdo da música! Repetindo:Depende do conteúdo da música.
  Se ela fala de coisas boas, amor, união, família etc, não há problema, mas quando ela fala sobre algo que desrespeita nossos  princípios cristãos (como: orgias, drogas, violência etc) é melhor tampar os ouvidos e fugir.
  Temos de ter cuidado com o que vemos e ouvimos. Não só com relação a músicas, mas também com o que vemos na TV, revistas etc, se o seriado, novela ou programação fala algo que não condiz com a fé, é nosso dever zelar pela pureza da nossa fé. Muitos princípios hoje para o mundo é  "coisa do passado", e se ficarmos  "bebendo dessa fonte" vamos nos contaminar. Por isso, saiba escolher, os tipos de filmes, novelas e músicas que vê e ouve.
  Tenha equilíbrio. Tudo na vida se resume a essa palavra: equilíbrio.
  Se a música é agradável e não transmite nada contrário a fé, pode ouvir, mas não só essas músicas. Ouça programações e músicas da fé, se envolva com Deus, leia a Bíblia; ouça músicas não cristãs mas sem exageros. Tenha equilíbrio.

  E, quanto a novelas e séries, a Record TV, tem investido em programações cristãs, que nos trazem não apenas aprendizados do que está escrito na Bíblia, mas também, lições e valores (outrora esquecidos) para nosso dia a dia, valores e princípios que  são dificilmente encontrados em outras programações na TV.
  Cuidado com a fonte que você tem bebido, cuide da sua fé para ela não se contaminar, tenha equilíbrio.

   *Tarefa:
  Essa semana você irá fazer uma "faxina" nas músicas e vídeos do seu celular. Como foi dito anteriormente, não é preciso deixar de ouvir todas as músicas seculares, mas é preciso sim, deixar as que agridem a nossa fé e valores cristãos.

-Você irá ver as músicas/vídeos/fotos que não edificam, mancham a pureza da fé  e que não é bom para sua vida espiritual e irá apagar. E, ficará atenta aos filmes/programações que assiste/ouvi e em quais páginas na Internet navega. Se vê que vai atrapalhar sua fé, "fuja", ou seja, mude de canal, saia da página etc.

 

  Espero que tenham gostado. Tem alguma pergunta? Podem deixar nos comentários, terei o prazer em responder e tirar suas dúvidas.

  Até a próxima, ah, tem um propósito forte chegando aí.

Aguardem...

  Aquele abraço...

Propósitos Para Princesas do Senhor Onde histórias criam vida. Descubra agora