Já se passaram alguns dias desde o ocorrido, hoje é o dia campanha.
Hoje é o dia do verdadeiro nervosismo.
Ontem foi um dia pesado e longo, pois tivemos de levar as coisas ao El Mundo lugar onde irá se passar a campanha, foi uma confusão louca, coisas a vir e a sair de um lado para o outro, depois de bem orientado ficou lindo, enormes cartazes com mensagens de reflexão por tudo quanto é parte.
Ainda não me encontrava arrumado, estava a mesa conversando com meus pais.
- Tudo vai dar certo filho, esqueça essa nostalgia hoje é o teu grande dia meta isso como uma causa entendes?- Eu assentia com os olhos vermelhos e molhados.
- Nós temos orgulho de ti és uma grande pessoa.
É difícil saber que perdeste alguém com o assunto que irás abordar principalmente quando é uma pessoa muito próxima.
As horas não esperam por nós, apresso-me em ir para o meu corpo aprontar-me, tenho comigo vestido uma calça jeans preta e a t-shirt amarela com o nome do nosso projecto #Salvemvidas.
Antes de sair de casa eu pedi consolo ao meu pai todo poderoso. Só ele faz acontecer.
Quando cheguei ao El mundo apenas se encontravam presentes os integrantes da campanha ainda faltava duas horas para a abertura. Tinha duas horas para organizar minhas palavras e me habituar com o palco. Na verdade não começou depois de duas horas, começou depois de três horas. Deixamos as pessoas familiarizarem-se com o ambiente, o nosso mal foi ver as pessoas a chegar foi intimidante, o recinto estava lotado.
Já posicionados ao palco improvisado, eu como dirigente da campanha, dei os primeiros passos.
- Boa tarde à todos, somos membros do projecto Setembro amarelo que vem por meio conscientizar a prevenção contra o suicídio.- A minha voz soava firme dando confiança aos outros.-Eu tenho uma história, uma história real e triste, era suposto sermos sete mas algo aconteceu que levou a ser apenas 6 membros, a sétima era minha namorada, ela morreu, matou-se o melhor suicídou-se.- Engulo em seco procurando motivação e forças para continuar.- É doloroso e extremamente triste estar aqui a contar sobre isso mas é necessário, quando recebi a notícia que ela se havia ido eu não pensei em suicídio nem estaria nas minhas hipóteses e custou-me acreditar que isso tinha sido a sua causa, porque na minha cabeça suicídio era para pessoas que andam sempre triste e que têm algum problema mental- Abano a cabeça para os lados, roubando algumas risadas.- Algo bem ignorante da minha parte mas são com os erros que se aprendem, eu vi e senti que independentemente da sua saúde mental você pode ser suicida. Ela era uma pessoa feliz muito feliz na verdade, dava até raiva.-Ri triste tentando me animar. -Ela tinha um amor incondicional por todos assim como as mesmas tinham por ela mas mesmo assim ela se foi sem ninguém mostrar importância ou notar o seu comportamento repentino, ela trocou o seu "estou bem" por "estou mal" e nós falamos que era uma fase, todos nós já passamos por isso "A vida tem dessas Perla" nós fomos tremendamente insensíveis para com ela até que ela se foi, a minha Perla virou uma perda. E nós vimos que não era uma fase e que fomos idiotas.Nunca pense ou diga para alguém que suicídio ou depressão é drama pois não é, tu não sabes o que ela está a enfrentar para considerares como drama e também não digas que é uma fase, eu disse e sofro por isso, nessa suposta fase ela vai machucar-se. Há pessoas que no exterior pode parecer estar bem quando no interior está mais que mal e gritando por ajuda, ela pede ajuda em silêncio com o olhar, movimento, quando uma pessoa mudar de comportamento estranhamente preste mais atenção a ela, procure saber o porquê e ajude a resolvê-lo!
Acolhe-a, aceite-a, entende-a mas não a culpe nunca pois ela não tem culpa.
Diz-lhe que sentes muito por ela sentir isso e que ela te tem, que pode sempre contar contigo e que te importas com ela, não queres que ela se vá, ela tem uma grande importância em sua vida, estamos juntos nessa, estou aqui por ti só por essas palavras vais fazer com que ela se sinta importante, necessitada, melhor, ela irá ver que afinal tem importância. Não adianta discutir sobre um assunto que só afeta um dos lados, há pessoas parvas que dizem que não vale a pena chorar sobre o leite derramado, é só porque o leite não é teu não é? É só porque o leite é meu não é? Mas não te esqueças que Deus vê, não te esqueças que deus é, é só porque essa mãe que tanto chora pela morte de sua filha(o) não é tua? É só porque essa dor que tortura não é tua? Eu estou a tentar me meter no lugar de muita gente, a crítica vive aqui mas a ajuda nunca vem.
Antes de julgar pense se fosse no meu lugar o que eu haveria de fazer?- O rosto de muito gente já estava molhado, é bom quando você comove alguém.- Vamos fazer o seguinte, o que estiver na esquerda irá dizer para o da direita, desculpe-me pela minha ignorância, podes sempre contar comigo, estou contigo nesse barco e o da direita irá responder então deixe-me viver, eu já sei o que é sofrer. Uns olham o suicídio como pecado, crime e loucura mas ele olha como refúgio.- Quando uma pessoa pensa em suicídio, ela pensa em matar a dor, mas nunca a vida, citação de Augusto Cury.- Já não era eu quem falava mas sim Rui- Solidão, depressão, timidez, abuso de drogas, luto, são umas das causas que levam uma pessoa a cometer suicídio mas para mim há uma que ninguém fala, a nossa ignorância, você sabia que ao dizer para uma pessoa que é apenas uma fase, que todo mundo passa por isso também mata? Porque você o está a inferiorizar estás a lhe fazer sentir incompetente, ele ficará naquela "Por quê ele conseguiu ultrapassar isso e eu não consigo? Porque eu sou o anormal?" Reflita sobre isso.
- Toda forma de suicídio deve ser levada a sério, se ela te está a dizer que um dia pode suicidar-se acredite-a, não a julgue porque ela não sabe se quer viver ou morrer. Não é tarde, salvem vidas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Salvem Vidas
Ficción GeneralO ato intencional de matar a si mesmo chamasse suicídio. Livro escrito para campanha do setembro amarelo como conscientização. Suicídio não é fraqueza e muito menos falta de Deus. A cada segundo uma pessoa em qualquer lugar, suicída-se. Capa feita p...