Desculpe a demora. Eu estava... hã... Bem, isso não importa. Os cupcakes estão aqui. Pode pegar.
Hoje eu acordei mole. Decidi que as minhas metas do dia vão ficar para amanhã. Eu sei! Devia esta escrevendo capítulos novos, mas essa preguicinha é tão bom.
Escrever também faz parte da vida de quase todo mundo, afinal desenvolvemos redações, copiamos matérias, ou tópicos e atividades que iremos fazer no dia a dia. Para muitos escritores do wattpad - e para mim tambem - escrever é um ótimo passatempo, além de nos ajudar a melhorar a escrita. Mas, existe um terrivel monstro que se chamado preguiça, que não nos deixa escrever.
Ele, normalmente, se apossa da mente e corpo do indivíduo sem que ele sequer perceber. Quando vai ver, a meta de escrita nem saiu do papel. Pesquisadores afirmam que um dia de preguiça na semana é saudável para nós, porém há quem queira ser “super saudável” e prolonga isso para a semana inteira quando o assunto é escrever.
Há vários motivos para se ter preguiça de escrever, pode ser por estresse, desinteresse pelo assunto, depressão, excesso de trabalho ou pura preguiça mesmo. Independente de qual seja o seu (e, sinceramente, espero que não seja depressão), você está lendo este capítulo com um objetivo: aprender a vencer a preguiça. E assim, poder comemorar essa vitoria com seus leitores.
Mas o que devo fazer?
Bem, você precisará treinar seu cérebro para produzir resultados.
Como assim?
Toda mundo quando acorda, sabe que o ideal é escovar os dentes (pode ser antes ou depois do café da manhã), isso é algo mecânico, pois nem pensamos muito só fazemos e pronto. Já uma criança pequena teve que aprender que era necessário escovar os dentes. Adquirimos esse hábito de escovar os dentes pela manhã com muita insistência (de nossos pais) e acima de tudo, nos adestramos para essa rotina.
Usaremos esse mesmo princípio, ensinando nossa mente que em determinado horário, lugar ou circunstância, você irá escrever. Com essas palavras, parece ser muito difícil, penoso e exaustivo. Não vou mentir, vão suar um pouco, mas nada que com o tempo passe a fluir suavemente.
Sigam as regrinhas da titia Jess:
1. Associação. Essa é a regra mais importante, pois através dela, faremos com que, ao sentar de frente ao computador ou celular, nos aninharmos na poltrona com o caderno em mãos ou simplesmente se ajeitar na cadeira da cozinha, saibamos que estamos prestes a ativar o lado criativo de nossas cucas para escrever, produzir algum conteúdo.
2. Estabeleça horários. Iremos ensinar o nosso cérebro a se concentrar mais nos horários certo. Quem nunca teve uma grande ideia as 3 da manhã e não pode anotar. Separe duas horas para desenvolver o seu conteúdo com dois intervalos de 15 minutos. Fazendo isso por um tempo, mesmo que esteja muito difícil de espremer algo de seu encéfalo, ainda que seja uma atividade cansativa, você estará treinando sua mente para se concentrar.
3. Aprenda a amar aquilo que faz. Quando você gosta de escrever você transforma as horas de dedicação em horas de diversão. Evidentemente, para você gostar de escrever você precisa saber escrever, caso contrário não produz, desiste e consequentemente se deixa levar pelo desanimo e pela preguiça.
Deu para pegar bem essas regrinhas? No próximo capítulo vamos falar de capas. Enquanto isso, veja o novo trailer book de um projeto futuro.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como escrever bons livros | Diário de escrita
RandomBem vindo. Não quer entrar? Podemos nos sentar naquela mesa, ou naquele sofá da sala, se preferir. Podemos tomar uma xícara de café ou chá. E conversarmos muito sobre o nosso processo de escrita. Diferente dos demais livros, que ensinam a como escre...