O bolo na esta pronto, mas vamos deixar esfriar um pouco. Sabe como é, né, bolo quente da dor de barriga.
Mas voltando. A gente estava falando sobre capas, né. Sabe um dia desse eu vi um por do sol lindo para uma capa, mas ai chegou a Beca. Ela começa em um assunto e terminava em outro e no fim das contas, eu não tinha entendi nada. Não dê uma de Beca - a mesmo que você tenha um apelido de Beca, sinto muito Rebecas desse Brasil. É só um exemplo.-, não comece seu livro sobre coelhos fofinhos e termine na freira assassina.
Seus leitores não querem tomar um susto e se perguntar como isso foi acontecer.
Mas não vá achando que escritores que escrevem excepcionalmente bem, com uma obra muito bem produzida e sem faltar uma fagulha de furo no livro, não sofre desse mal que é fugir da historia/tema do livro. Por incrível que pareça para você, mas isso é bastante comum, entre os grandes e pequenos escritores. Não se desespere.
Agora vem com a tia Jess, que hoje vou lhe dar ótimas - eu acho - dicas para não fugir do tema do seu livro, textos e redações.
1. Estruture o que vai escrever:
Como eu já disse em um capitulo desse livro (A ideia), você tem que organizar as suas ideias, antes de começar a escrever. Anotar sempre é importante. Uma coisa que já disse sobre estrutura, em um capitulo com esse nome, monte o inicio, meio e fim. Muitos escritos fazem cronogramas. Eu por exemplo uso um. Assim eu sei cada coisa que acontecera na historia. É um pouco difícil no começo, com um cubo magico, mas logo logo você tira de letra.
2. Leia/Veja sobre o tema que quer desenvolver:
Sei que nem sempre é preciso se um leitor para escrever incrivelmente bem, mas ter mais referencias sobre o tema ajuda muita. Alem de que você saberá o que já foi feito e o que os seus leitores já deve estar enjoados de tanto ler e trazer algo diferente para eles.
3. Sempre se familiarize:
Antes de começar escrever sem freio, leio o que escreveu, isso te ajuda a retomar o clima do livro. Mesmo que você ache que ninguem percebeu que o tom da historia mudou, os leitores percebem e isso pode se tormar um motivo para que eles abandonem a obra. Se sintonize com o universo do seu livro, sem medo de ser feliz.
Compreendeu, direitinho?
Não se desespere, vou resumir tudinho para não ficar com duvidas.
O que eu quis trazer com esse capitulo foi...
Se organize antes de escrever, monte um cronograma sobre o que quer que tenha em cada capitulo ou na historia do seu livro. Leia ou veja series, livros, filmes e etc sobre o gênero que queria escrever e ajude a enriquecer a sua historia e trazer coisas novas para o universo do mesmo, para que seu leitores e você não se enjoem da obra. E antes de escrever um novo capitulo ou um pedaço da historia leia o que escreveu antes para não sair do clima.
Espero ter ajudado vocês. Esse capitulo foi uma sugestão de um dos leitores desse livro. Lembrando que isso é um diário de escrita, ou seja, são as minhas experiencias e vem dando certo comigo ate agora. Deixem suas sugestões de temas.
Estou pensando em fazer sundaes para gente, o que acha?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como escrever bons livros | Diário de escrita
AcakBem vindo. Não quer entrar? Podemos nos sentar naquela mesa, ou naquele sofá da sala, se preferir. Podemos tomar uma xícara de café ou chá. E conversarmos muito sobre o nosso processo de escrita. Diferente dos demais livros, que ensinam a como escre...