6 - Como desenvolver a história?

513 68 14
                                    

😁👋 Olá passageiros, bem-vindos ao vagão 2.0 geração wattapad. Quem sofre de bloqueios, tem acesso preferencial à direita. Sintam-se a vontade. 🚂 O trem está de partida.

📌Quem não sofre de bloqueios, que desfaçam sua conta no wattpad.
[Mentira. Se você não sofre de bloqueios, pode ser que seja um superdotado😱]

🔹Então, jujubão. Quais as dicas?
Acomodem em seus assentos, e beberiquem seus cafés. Não quero ninguém dormindo na minha aula. Chuchu beleza, vamos começar.

Passo 1 📝 Ter a certeza de que irá publicar.

Se você pensa em criar um livro, você precisa ter noção do que vai escrever para não deixar o livro de lado.

Quando meus amigos vão postar uma nova obra, eu aconselho que criem uma resenha de toda a história. Feito isso, eles me mandam o primeiro capítulo. Acontece que a ansiedade é tanta que nem fizeram o segundo capítulo e já querem publicar.

Calma que a pressa é inimiga da perfeição. O apressado come cru e ainda se queima.

Contudo, você não irá postar a história só porque tem um ou dois capítulos prontos. Você irá escrever dez ou mais. Se conseguir essa proeza, sinta-se livre para pública-lo.

🚫VOCÊ SÓ PODE PUBLICAR SE TIVER A PLENA CERTEZA QUE IRÁ PERSEVERAR ATÉ O FIM. CASO CONTRÁRIO, DESISTA. 🚫

📎 Chuchu beleza. Vamos continuar!

Passo 2📝 Faça a resenha:

📌Primeiro de tudo você precisa desenvolver o começo, o ápice, clímax e o fim.

Segue abaixo o exemplo:

Bainger é um novo astro em ascenção. Após o divórcio dos pais, começa a ter envolvimento com drogas e tudo que é ilícito. Em uma noite de outono, após uma bebedeira, acaba acordando no quintal de Leslie, sua ex-melhor amiga de infância.
Leslie e Bainger eram amigos desde que se entendiam por gente. Costumavam  fazer tudo juntos e parecia que essa amizade duraria para sempre. Entretanto, com a nova rotina de shows de Bainger Fuller, essa amizade acabou se perdendo com o tempo.
Um encontro. Apenas um encontro seria necessário para esclarecer a relação de Leslie e Bainger. O único momento exato para que Bainger declarasse sua paixão por Leslie.
Teria dado certo se uma divida de drogas não tivesse deixado Bainger Fuller acamado por um determinado tempo. Durante esses meses, Leslie parece ser a única a se importar com Bainger. Não Bainger Fuller que desapontou milhares de fãs, mas sim o Bainger, seu melhor amigo de infância.
Para conseguir recuperar a carreira, Bainger compõe uma música onde expressa todas as sensações que Leslie o transmite. No dia da estreia de sua turnê, propõem em casamento a sua melhor amiga na frente de milhões de pessoas.

📎 Olha, essa resenha aqui não sei de arquivo memorial eu tirei, mas se eu dei a ideia de um livro, e vocês quiserem escrever, me marquem que eu leio🌚 👉👉

🔹 É quase uma sinopse. Contudo, reparem bem que eu dei um começo, que era Bainger como personagem principal. O ápice é o envolvimento com drogas. O clímax é os meses acamado e o fim é o pedido de casamento.

O clímax deixa as coisas emocionantes, mas é opcional.

A resenha é necessária para ajudar a decidir o título e todo enrendo do livro.

Passo 3 📝 Resumo dos capítulos

Se você possui ideias de algumas falas ou acontecimentos, é necessário que antes de tudo, crie um resumo de cada capítulo.

[Caso queira, é interessante criar uma obra para estas devidas anotações. Só que essa você não publica. Tipo isso.]

]

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


Segue abaixo um exemplo:

Capítulo 1 - O começo para o sucesso.

Bainger inicia seu contrato com a gravadora J- Music. Sua primeira música é lançada e tocada em todas as rádios. "Touché" é o novo hit do verão em território nacional.

Letra da música 🎶
[ATENÇÃO. ESTA COMPOSIÇÃO É DE MINHA AUTORIA.]

(Touché - MayBelle)


Esse teu sorriso me fez cair na armadilha do amor.
Você disse que jamais me abadonaria.
Você jurou que estaria sempre à minha disposição.
Afirmou que sempre me ouviria.
Você fez com que eu imaginasse um futuro para nós dois.
Foi sem querer, eu sei. (2x)
Você não tem culpa. Eu não te culpo.
Mas então você tem me evitado.
Eu te evito pois me evitas.
Eu te ignoro porque quero que você perceba.

[Refrão]
Touché!
Não estou apaixonado por você!
Touché!
Será que se apaixonou por mim?
Touché!
Queria saber...

Você parou na minha frente, eu abaixei a cabeça.
Desculpa, o chão se tornou mais interessante. Estou com vergonha.
Entenda, agora! Perceba! Não sou do tipo que demonstra.
Sou a pior pessoa. Mas você não pode julgar um tímido ao extremo.
Timidez é medo.
Incrível que isso só surge quando você aparece.

Então... Touché!
Fica aí que eu vou até você!

A composição de Bainger é uma indireta para Leslie. Mas ela não demonstra muito interesse visto que ambos mal se olham no colégio.

📌 Tipo isso. Só para guardarem a ideia. Evitar bloqueios e histórias em hiatus. Afinal, quem não quer sua obra destacada no ranking?

Com isso, facilita o desenvolvimento.

Passo 4 📝 Identidade dos personagens.

📎Preferencial adicionar depois do prólogo, mas fica a critério do autor.

Todos os leitores adoram quando um livro tem elenco. Sendo assim, fica fácil imaginar os rostos deixando a história mais interessante.

Antes de descrever a aparência física das suas personagem, certifique de que encontrará tais características no elenco em que julgar adequado. Crie o elenco antes de descrever o personagem.

Para não se confundir é preferível fazer uma identidade de cada personagem. Exemplo:

Nome: Bainger Godstone Fuller
Idade: 18 anos
Função: Protagonista
Ator: Ansel Elgort

Nome: Leslie Backer Olsen
Idade: 17 anos
Função: Protagonista
Atriz: Emma Watson

Desta forma, não esqueceremos dos persongens.

Tenderam? Tenderam.



Manual de como escrever uma FICTEEN no wattpadOnde histórias criam vida. Descubra agora