Desde a época de Platão, talvez até antes disso, existe o conflito entre ateus e religiosos. Platão pode não ter dado começo a esse conflito, mas suas ideias atiçaram bastante esse conflito. Seus ensinamentos foram as bases dos ideais defendidos pelos religiosos, assim como sua justificativa da Idade Média a perseguirem os ateus.
Outro fato que me chama bastante a atenção é uma aversão maior dos religiosos com ateus do que com outras religiões. Dawkins tem apontado bastante que os membros de uma religião de uma aversão maior a pessoas sem religião, do que pessoas com alguma religião diferente. Um exemplo recente disso é onde muitos países islâmicos possuem pena de morte para quem se proclamar ateu, mas não existe a mesma pena para pessoas de religião diferente, como cristãos ou judeus. Tentaremos também, nesse capitulo, entender essa maior aversão dos religiosos com os ateus.
Para esses religiosos e Platão, os ateus eram imorais, materialistas, com pouco ou sem apego ao mundo das ideias, mundos este que era defendido por Platão como belo e perfeito, que não podia ser provado materialmente, o mundo das ideias era onde muitos teólogos acreditavam estar Deus, no imaterial. Esse mundo imaterial, para Platão e os religiosos da época, não podia ser explicado pelo mundo material, mas o mundo material podia ser explicado pelo mundo das ideias, o mundo imaterial. Os ateus destroem esse mundo imaterial, na visão de Platão, por pedirem uma prova material, logo está destruindo o mundo, das ideias, o mundo dos deuses, consequentemente a base da sociedade da construção da sociedade. Esse é um posicionamento filosófico que muitas religiões, ainda hoje, adotam. Por essa razão muitas religiões odeiam mais o ateísmo que as outras religiões, porque as outras religiões não tentam destruir, o mundo das ideias, o mundo divino, o ateísmo em si destrói esse mundo divino.
É mais que evidente que muitas religiões e religiosos fazem depreciação aos ateus e o ateísmo, ao longo da história da humanidade tem sido assim, como foi mostrado em capítulo anterior, lembrando que o ateísmo pode ser tão antigo, se não mais, do que as religiões. Da mesma forma, vejo muitos ateus, em resposta, depreciarem as religiões, principalmente, quando muitas religiões e religiosos atacam o depreciam, não apenas os ateus, mas também outros grupos, cuja existência e ideias, põem em duvida ou contradizem ideais e dogmas de muitas religiões.
Minhas primeiras pesquisas sobre ateísmo revelaram que muitos ateus sentem, de alguma forma, marginalizados pela maioria religiosa. Outros autores como Richard Dawkins e Georges Minois também observaram essa marginalização dos ateus pelos religiosos. Contudo, ainda não observei a mesma marginalização nos religiosos, vinda de grupos ateus. Não estou dizendo que é impossível não encontrar ateus marginalizando religiosos, uma vez que o habito de marginalizar o diferente é algo inerente do ser humano, sendo religioso ou ateu. Apenas estou dizendo que não encontrei até o momento.
Também não é possível perguntar a membros dos dois grupos se eles discriminam ou marginalizam o grupo oposto, uma vez que provavelmente mentiriam sobre esse fato, pois as pessoas normalmente negam qualquer atitude que tenham feito que possa ser considerada imoral. Isso pode ser visto como uma coisa boa, se os dois grupos veem que o ato de marginalizar o grupo oposto é ruim, aponto de mentirem para alguém ao perguntar, prova que todos têm uma noção de que é ruim marginalizar qualquer grupo de pessoas. Entretanto, se a pessoa só admite isso quando os olhos do outro estão observando, isso não o torna uma "boa pessoa", alguém altruísta, só prova que essa pessoa está querendo ser vista pelos outros como uma pessoa nobre, ao invés de tentar ser, ou ser, uma pessoa nobre. Eles podem perceber que marginalizar e excluir um grupo ou uma pessoa é errado, mas ainda assim o fazem repetidamente.
Faremos também nesse capitulo uma análise sobre o fanatismo, o que o desencadeia e se tal sentimento pode ser desencadeado nos ateus, da mesma forma que é desencadeado em muitos religiosos, seja a religião qual for.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Graças a Deus Existem Ateus
Non-FictionO ateísmo tem crescido em vários países, principalmente no Brasil, por conta disso, muitos livros sobre o tema têm aparecido. Porém há poucos livros que falam sobre a psicologia do ateísmo. Muitos livros que falam sobre o ateísmo e sobre os ateus cr...