A diferença mais óbvia entre a religião e o ateísmo é que uma acredita em alguma divindade e a outra não. Porém, apesar de não estar errada, essa é uma diferenciação muito rasa entre a religião e o ateísmo. Nesse capitulo mostraremos essas diferenças. Ao mesmo tempo mostraremos como o ateísmo tenta lidar com as questões que as religiões têm domínio em responder. Questões, como a moral, a vida, a morte, a existência, o universo, de onde viemos, para onde vamos, entre outras.
Geralmente as respostas das religiões sempre evolvem uma providencia e desejos divinos, espiritual, que transcenda a existência material. Os ateus também pensam muito a respeito desses questionamentos, pensar que tais questionamentos deve apenas pertencer à religião é, em minha opinião, um equivoco. Contudo no ateísmo não existe uma razão ou resposta divina para estes questionamentos, as respostas a esses questionamentos vem de outras fontes, como por exemplo, a ciência.
Vários filósofos, pensadores e cientistas ateus têm trabalhado nas respostas desses questionamentos. Até mesmos ateus, que não fazem parte de alguma área de estudo, tem buscado essas resposta. Mas diferente das religiões, onde cada uma fornece uma resposta absoluta para essas questões, o dogmatismo, não existe esse absolutismo dentro do ateísmo. Essa é uma das diferenças do ateísmo com as religiões. O ateísmo não tem uma filosofia única e está aberto a todas as filosofias, mas isso é algo bom e ruim ao mesmo tempo. É bom, pois não estagna o conhecimento, como muitas religiões acabam fazendo. Ruim, pois por não ter uma filosofia comum, facilita que certas ideologias, que podemos dizer destrutivas, sejam assimiladas e seguidas. Como veremos a seguir.
No ateísmo não existe uma doutrina, pois não existem crenças ou mitos, o que existe são estudos e pesquisas, que são mutáveis e também podem ser questionadas, com o avanço das próprias pesquisas e estudos. Não existem ritos ou cerimonias no ateísmo, pois um símbolo ou ação tem um valor muito relativo entre os ateus. Com relação a ética e a moral, esse é um tópico que discutirem mais a frente, o que posso dizer no momento é que existe uma ética no ateísmo, mas é individual. Também no ateísmo há falta de lideres carismáticos, o que tem em abundancia nas religiões. Existem, de fato, certos pensadores que podem ser admirados por um ateu ou grupo de ateus, mas os mesmos pensadores podem ser repudiados por outros ateus. Um exemplo é Richard Dawkins, que apesar de possuir certo carisma pelos ateus e um grupo de fãs, existem muitos ateus que são indiferentes a ele, ou o criticam e até mesmo o odeiam.
Levando em conta os critérios apresentados para ser uma religião, vendo que o ateísmo não possui nenhum desses critérios, podemos dizer que o ateísmo não é uma religião.
· A ética e a moral no ateísmo
Há um conceito, uma ideia, alimentada pelas religiões, que as pessoas fora da fé, ou de qualquer fé, são pessoas execráveis, devassas, vis, sem qualquer conceito de certo ou errado. Mas essa é uma visão dos ateus e do ateísmo, criada por Platão, que criticava e sugeria punições para os ateus. Minois (2014) explica que Platão via os ateus como pessoas imorais, grosseiras e vulgares, uma ameaça ao Estado ateniense. Essa visão de imoralidade no ateísmo por Platão acabou por ser difundida e expropriada pela fé cristã na Idade Média, aumentando ainda mais a associação de imoralidade com o ateísmo. Apesar da genialidade de Platão, isso é uma associação equivocada, os exemplos a baixo provam isso.
Certa vez, lembro-me de ter visto uma noticia referente a uma mulher evangélica ter entrado em um batizado católico, onde essa mulher quebrou varias imagens de santos na frente de todos. Apesar da noticia mostrar um óbvio desrespeito entre religiões, o que me chamou a atenção não foi a noticia em sim, mas os diversos comentários de ateus a respeito do tema.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Graças a Deus Existem Ateus
SaggisticaO ateísmo tem crescido em vários países, principalmente no Brasil, por conta disso, muitos livros sobre o tema têm aparecido. Porém há poucos livros que falam sobre a psicologia do ateísmo. Muitos livros que falam sobre o ateísmo e sobre os ateus cr...