ATEÍSMO NA HISTORIA

699 28 16
                                    


Inicialmente, temos que entender que o ateísmo tem sua própria historia. Com isso estou querendo dizer que o ateísmo, ao longo da historia, sempre foi visto como uma antítese a religião, uma negativa a religião, por essa conotação negativa ao ateísmo, proposto por Minois (2014), que a poucos estudos sobre sua historia. Até mesmo o próprio termo ateu possui um tom pejorativo: "a" de negação e "teu" de deus. Uma herança de uma historia de perseguição.

Da mesma forma, nenhum historiador consegue dizer se o conceito de ateísmo, o conceito de não existir um deus, surgiu primeiro ou foi depois da primeira religião. Um dos motivos para isso é que ambos estão fora do campo de estudo sobre a mentalidade do homem primitivo, apenas recentemente começaram a fazer estudos sobre isso. Minois (2014) afirma que o próprio ateísmo em si pode ser mais antigo do que a religião, pois no começo não havia religião, os homens primitivos eram todos ateus, que começaram a acreditar em uma essência, num ser espiritual, a natureza como uma força dominante, regida pelos espíritos, mas não existia a divindade. Com o tempo esse conceitos a natureza e os espíritos se tornaram divindades, surgindo assim a religião como conhecemos. Concordo que todos os humanos primitivos eram ateus, não no sentido de negação de deuses, mas no sentindo de não terem desenvolvido deuses ou crenças no espiritual. Conforme a humanidade foi evoluindo, a necessidade de entender e questionar o mundo a sua volta também aumentava.

Um desses conceitos, na pré-história da humanidade, quando ainda éramos tribais, era o misticismo, a ciência e a religião eram uma única coisa só. A ideia deles era que tudo no universo era constituído por mana, que vejo como o éter dos gregos e a substância hipotética do início do século XX. Nesse universo de mana todos estavam interligados. Nesse ponto também podemos colocar o conceito de mana como um conceito de ateísmo primitivo, pois não há entidades superiores, deuses, todos os acontecimentos são fenômenos da natureza provocados pela relação de tudo e todos com o universo. Além disso, apesar do mana ser o místico, e o místico ter forte relação com o religioso, o conceito de mana se tornou o primeiro contraponto das religiões, reforçando a ideia da possibilidade de ser a primeira forma de ateísmo. Isso me leva a entender que é possível acreditar no sobrenatural e no místico e ser ateu, considerando que o sobrenatural e o místico podem existir, sem a necessidade de uma divindade.

As crenças começaram a existir com os conceitos de alma e espirito, aqueles que morriam ainda, de alguma forma, continuavam a existir, protegendo e zelando por aqueles que ainda estão vivos, eram eles que faziam as coisas na natureza acontecer. A crença nos ancestrais, um conceito bastante difundido no extremo oriente e em tribos africanas e das Américas.

Com o tempo, começou a existir o conceito de espíritos mais poderosos que outros. Espíritos esses que podiam controlar a natureza e o mundo a volta dos humanos primitivos. Essa ideia se desenvolveu, transformando os fenômenos da natureza e do mundo em deuses, como nas tribos na polinésia ou em tribos antigas do oriente médio, podemos dizer que são até mesmo deuses amorfos.

Logo em seguidasurgiu a ideia de que animais podiam ser deuses, como em tribos africanas,australianas e indígenas norte americano. Depois veio os deusesantropomórficos, deuses animais com características humanas ou que podiam setornar humanos, os antigos egípcios, hindus, os chineses antigos e xintoístas,são exemplos de antropomorfismo. Com o tempo vieram os deuses humanos, com formashumanas, gregos e nórdicos são bons exemplos desse desenvolvimento. Por fim oconceito de deus único, que um deus governa tudo e todos. Os vários deuses sãouma única divindade.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mesmo traçando uma linha evolutiva das religiões, é bastante incerto definir quem foi o primeiro ateu. O termo foi cunhado na França do séc. XVI, contudo, as ideias e filosofias consideradas ateias surgiram na antiguidade clássica, segundo Carneiro (2014). Uma coisa é possível dizer sobre o primeiro ateu: desde que o homem criou a religião e o mito, quando o primeiro homem duvidou, ou não acreditou na religião e no mito, esse foi o primeiro ateu.

Graças a Deus Existem AteusOnde histórias criam vida. Descubra agora