Nas ruas de São Paulo existia um homem comum ao olhar dos mais leigos, caso reparasse melhor irá encontrar nele um frenesi, uma necessidade constante de manter-se obsoleto e não reparado pelos outros; sujeito que se protegia no anônimo como fosse um lugar concreto.
Vamos dizer que esse homem chama-se "S" e tratamo-lo até aqui por esse epíteto, julgo que seja nesse ponto algo razoável. Num dia de domingo onde a feira estava sendo montada o Sol inclusive não tinha ainda acordado; tal fato instigou-lhe a sua fome, fome do que mais precisamente não sei. Sei apenas que essa fome derrocava-se em uma palavra "roubo", ele era um ladrão, acredito que não um simples ladrão, pois era esperto e não titubeava em fazer suas proezas pelas ruas de São Paulo.
Mas é claro que um dia a árvore dá frutos e a pessoa deve colhê-los, um dia estando com fome rouba um saco de laranja, sem que o dono o note se afasta; no entanto o que o surpreende que nas costas dele havia um homem que chagava fácil aos dois metros de altura e que tinha força de aço. No mesmo momento sentiu-se uma pancada forte na cabeça e caiu zonzo no chão, pela primeira vez vê-se vítima das suas vítimas. Quando iria fugir foi surpreendido novamente por um enorme contingente de feirantes o retendo pelo braço, viu a justiça operando-se na sua frente e ele era o protagonista.
Sentia medo via-se ameaçado e não sabia ao certo o que fariam com ele, mas quando menos esperava os policiais dispersaram a multidão e levaram consigo o Senhor S.
Após passar um tempo na prisão pelos crimes que cometia, saiu tentado se regenerar. Viu a oportunidade de proteger uma mulher que estava sendo assaltada, infelizmente levou uma facada. Não resistindo dos ferimentos padeceu e agonizou na calçada seus últimos momentos.
Chegando o corpo de polícia e a ambulância, viram que não havia nada mais a ser feito, tiram-lhe a identidade e concluíram Salvador do Eterno Perdão de Deus tinha falecido, o português naturalizado brasileiro fora enterrado no cemitério das Promessas em uma cidadezinha que mora sua irmã.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Do fim ao começo
DiversosDo fim ao começo é uma coletânea de textos em suas mais diversas formas que narram a essência humana em seu mais íntima natureza. Pretendo neles tratar de diversos assuntos, desde os mais simples que decorrem no nosso quotidiano até os mais complexo...