Onryō são espíritos do folclore japonês capazes de retornar ao mundo físico a fim de buscar vingança por suas vidas passadas. A maioria deles são principalmente mulheres, sua morte muitas vezes é causada por sofrimentos infligidos pelos caprichos de seus amantes. Adquirindo poderes espirituais após a morte, esses fantasmas habitam o mundo físico em busca de vingança contra aqueles que lhes fizeram mal.
Segundo o folclore, acredita-se que o espírito de alguns dos mortos pode tornar-se perigoso, quando a morte ocorre em consequência de assassinato ou suicídio, sua alma (reikon) poderia se tornar um Yurei (Fantasma). Um Yurei, assim como um , representam diferentes espécies de seres sobrenaturais, sendo o Onryo, um dos mais perigosos fantasmas vingativos, escondendo um profundo ressentimento contra a vida. Imortalizado em inúmeras pinturas, xilogravuras, e filmes como "The Ring" e "Ju-On", o Onryo é considerado o fantasma mais aterrorizante do Japão.
A Maldição
Originalmente um yurei é um "reikon" (alma). Segundo a crença japonesa, após a morte, o reikon deixa o corpo e habita um mundo de passagem até que um enterro e cerimônia fúnebre adequados possam ser realizados para que se junte a seus antepassados. O reikon então se torna o espírito protetor das futuras gerações da família, celebrado durante o festival de Obon em Agosto. Porém, se a pessoa morrer de forma súbita ou violenta, os ritos apropriados não forem executados, ou ainda, influenciados por emoções poderosas, como o ódio, o reikon poderá se transformar em um yurei e voltar do mundo dos mortos.
Um Yurei tende a assombrar a cena de sua morte violenta, ou o local onde se encontra o seu corpo morto. Eles infligem uma terrível maldição sobre as pessoas ou lugares que eles perseguem. Esta maldição pode ser transmitida para outras pessoas por meio de contato como uma doença contagiosa, criando um círculo de morte ou destruição que é muito mais devastadora do que qualquer fantasma comum.
No caso de Onryōs, as emoções amarram-nos a terra dos vivos, geralmente ódio ou tristeza, às vezes ambos. Muitas vezes, no entanto, aproximam-se das pessoas que, ou contribuíram para a sua morte, ou estavam ligadas a eles emocionalmente em vida. Seu motivo é sempre o mesmo: a vingança.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Lendas Urbanas Japonesas
HorrorOs filmes de terror japoneses são, sem sombra de dúvidas, os mais assustadores. Isso porque as lendas urbanas que surgem no Japão são de fazer arrepiar os cabelos e acabam até mesmo tirando o sono daquelas pessoas mais medrosas. São histórias que fa...