Depois que o Tio Temer resolveu brincar com o ENEM... qualquer coisa para dar uma forcinha na prova está valendo hahahaha
Olá, medbulandos! Futuro desse país! Meus amores!
Hoje vim falar sobre algo MUITÍSSIMO importante. Qualquer vestibulando, concurseiro e estudante do ensino médio sabe que um cronograma é fundamental para aquele que leva o vestibular/concurso/ENEM a sério! Se você pesquisar no Google e até no Youtube vai encontrar inúmeros conteúdos, mas a maioria é a mesma coisinha - resumo: faça uma tabela, crie, fim -....
Como aqui o nível é para o alto e avante, vou ensinar o passo a passo para você fazer o seu cronograma anual! Para quê ver mil vídeos e matérias se você tem a Lili aqui?
O CRONOGRAMA PERFEITO
Antes de tudo vou esclarecer: Um cronograma é uma tabela ou lista em que você escreve seus afazeres semanais e marca horários para eles. Neste horários estão os horários dedicados ao estudo, onde especifica cada matéria que deve estudar naquele dia. É como se você escrevesse sua rotina em um papel, basicamente.
Aqui vai um exemplo:
Então você pode observar que a esquerda tem os horários, em cima os dias da semana e em baixo a descrição do que fazer e até quando fazer.
Você pode pensar... caramba! Vou aderir esse ai de cima para vida. Calma pequeno gafanhoto, o problema é que sua rotina é algo particular seu! Todos tem tempos disponíveis diferentes, alguns trabalham, fazem cursinho, colégio, curso de inglês e demais atividades... outros tem mais tempo disponível. Algumas pessoas tem filhos pequenos e que precisam de mais tempo, outras vão a academia regularmente e por ai vai.
1. Faça a tabela
Ela pode ser feita do notebook pelo Excel ou você pode desenhar em um papel A4. Na tabela você deve primeiramente especificar o horário que acorda e dorme, pois sua rotina começa e termina nesses horários.
É recomendado oito horas de sono regularmente porém isso é uma média. A pergunta é: Você se sente bem depois de dormir quantas horas? Nove, por exemplo? Okay, então se você estuda apenas em casa o horário pode ser mais flexível e você pode dormir até onze da noite e acordar as oito da manhã, porém se você tem cursinho/ colégio as sete da manhã e tem de acordar as seis para começar a se arrumar então tem de dormir as dez ou até antes.
O próximo passo é escrever o nome das colunas. São oito: Horário, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo respectivamente.
2. Preencha com suas obrigações
Sempre temos coisas que temos de fazer com regularidade, nossas obrigações. Então são elas as primeiras a serem colocadas na tabela. Lembrando que obrigação não é só ir a escola, cursinho de inglês, academia e etc, é também comer, tomar banho e dormir.
Prontinho? Vamos para o próximo.
3. Noções
Agora que você já preencheu tudo que você tem de fazer obrigatoriamente, você já tem noção de quanto tempo tem disponível para estudar. Em qual horário você rende mais? No matutino, vespertino ou noturno? Rende mais seria que tem menos sono e se concentra mais fácil.
Agora que sabe concentre mais seus estudos nesse período e complemente nos outros que sobrarem.
Não tem problema tem ficado pouco tempo, nem todo mundo estuda dez horas por dia!
3. Dividir as matérias
As matérias tem de ser divididas levando em consideração suas dificuldades. Se você é ruim em matemática e física, deixe um tempo maior para elas. A segunda prioridade são matérias de peso e depende do curso e da universidade - você pode saber consultando o site da sua futura universidade- .
Se elas forem naturezas e matemática, foco nelas!
4. Horários
Agora divida em blocos os seus horários. Nesse blocos devem dar tempo de você ver a teoria, exercitar, fazer um resumo e descansar. Normalmente são de uma hora mas depende de você e de quanto tempo precisa.
Se você tem quatro horas disponíveis por dia, então tem quatro blocos e estudará quatro matérias. Entendeu?
5. Preencha a tabela com seus horários de estudo
Agora é só colocar na tabela as matérias que vai estudar.
6. E no fim de semana?
Eu, particularmente, ao invés de ter dois dias meio leves, com umas horas livres, prefiro juntar elas em um dia só e descansar no sábado. Ou seja, no sábado eu faço tudo menos estudar. Já no domingo é do dia de simulado e redação, justamente pelo novo formato do ENEM para eu me acostumar.
Essa parte é com você!
OBS: Lembre-se que os cronogramas não são permanentes e estão sempre sujeitos a aprimoramento. Então é bem provável que vá mexer nele outras vezes, mas não se preocupe com isso.
*********
Então, meus amores, esse foi o capítulo de sábado que saiu no domingo... perdão!
Mas sábado que vem tem mais e é comemoração do aniversário do livro e você pode ser eternizado nele deixando uma pergunta nos comentários.
Até o próximo capítulo.
Beijão futuros doutores!
VOCÊ ESTÁ LENDO
FOCO NO JALECO: Rumo à Universidade Federal de Medicina
Non-FictionATENÇÃO!!! ESTE LIVRO CONTÉM DICAS ESPETACULARES, SEU USO PODE TRAZER APROVAÇÃO! "Eu juro, solenemente, consagrar minha vida a serviço da Humanidade." Um guia humorado feito de vestibulando para vestibulando. Ser um Vestibulando não é nada fácil...