Chega o mês de Julho e a pergunta que não cala para os vestibulandos em geral é: Devo estudar nas férias?
A resposta dela? Depende.
As férias são um período em que curtimos a ociosidade, sem dever de casa ou provas, nada de acordar cedo ou ter que trabalhar, mas... o que nós vestibulandos pensamos? Vou colocar a matéria em dia, vou estudar 24 hrs, vou me isolar no quarto, e se não fazemos isso pelo menos pensamos que era o que deveríamos estar fazendo.
Contudo...
A resposta é uma conciliação entre descanso e estudo.
COMO ASSIM?
Na primeira semana de férias descanse, não pense que está desperdiçando tempo pois isso não é verdade, você vai recarregar as energias, curtir acordar quando quiser e se divertir. Se desligue dos seus afazeres cotidianos.
Lembre-se que esse momento de ócio é vital para o bom desempenho no final do ano, afinal carro sem combustível não anda.
Quando essa semana acabar é hora de estudar.
NÃO,
ESPERA!!!
Nada de 10 horas estudando!
Agora você vai conciliar o estudo e o descanso, para não perder o ritmo.
Horário:
- Escolha o melhor período para você, exemplo, estudar de manhã e descansar o restante do dia.
- Nada longo, fique sempre entre 30 minutos e 3 horas.
- Jamais acorde cedo para estudar, a menos que realmente precise para ir ao curso, por exemplo, ou se gostar de acordar cedo. Desde que não fique cansado, está liberado!
- Escolha seu período mais produtivo e mão na massa.
O que fazer nas férias?
- Organize o caderno. Sabe aquela hora de organizar suas coisas, ver o que pode jogar fora e o que quer guardar? Essa é uma boa hora para começar a estudar, você vai poder dar uma revisada no que viu no último ano, provavelmente algumas coisas que esqueceu e dar uma lida é sempre interessante.
- Estude as matérias difíceis. Dê aquele reforço onde não é seu forte.
- Leia! Não algo como " A teoria da relatividade" ou coisas do tipo, mas sim algo que não é tão produtivo, mas que você ama, como aquela série que insiste em lançar 50 livros todo ano e coisas do tipo ( recomendo No seu olhar, de Nicholas Sparks, amo demais e séries como Jogos Vorazes, Divergente e etc).
- Veja filmes e séries. Isso ai, você não leu errado, pode ver sem culpa desde que faça seu estudo diário. Se preferir viajar, sair com os amigos ou praticar algum esporte, faça sem culpa.
- Durma bem. Sono é prioridade.
- Coma bem. Sem exageros, claro.
- Não estude seguido, procure dar pausas de 5 à 15 minutos.
- Aproveite a família. Nada como o amor de quem está pertinho de nós para nos trazer paz.
A REGRA É DESCANSAR SEM CULPA!
E é isso, medbulandos. O capítulo de hoje acabou - no ritmo de férias, a autora também é filha de Deus-.
Não esqueça de deixar a sua estrelinha e comentar.
Beijão, futuros doutores e boas férias.
VOCÊ ESTÁ LENDO
FOCO NO JALECO: Rumo à Universidade Federal de Medicina
Non-FictionATENÇÃO!!! ESTE LIVRO CONTÉM DICAS ESPETACULARES, SEU USO PODE TRAZER APROVAÇÃO! "Eu juro, solenemente, consagrar minha vida a serviço da Humanidade." Um guia humorado feito de vestibulando para vestibulando. Ser um Vestibulando não é nada fácil...