Pressão pré-vestibular, como lidar? (2017)

562 36 2
                                    

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


  Conforme crescemos e cursamos o colegial nos identificamos com determinada área de conhecimento - biológicas, exatas, humanas.... como quiser chamar - e então decidimos por entrar em um curso superior relacionado com aquela área que amamos, porém... a universidade não é como a escola ou o colegial, em que você chega, faz a matricula e espera as aulas começarem. 

  Para entrar em uma universidade você precisa passar por um teste com perguntas difíceis de TODAS as áreas de conhecimento - isso mesmo, se você é de exatas e acha que para cursar engenharia, por exemplo, não vai precisar saber sobre a revolução russa, as cruzadas, a inquisição e etc, está MUITO enganado -, com um tempo limitado para fazer, que acontece apenas uma vez ao ano e tem um números de vagas absurdamente inferiores ao de inscritos, mas todas essas informações podem ser resumidas em uma só palavra, VESTIBULAR.

  A sensação de um pré-vestibulando, principalmente daquele que nunca fez uma prova do tipo, pode ser comparada a de um frango indo para o abate.


Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


  Mas apesar de todas essas coisas, o que mais destrói o candidato é a pressão psicológica, seja ela dele mesmo, como uma cobrança, ou dos familiares, a questão é: O vestibular - ENEM no caso - não exige provas físicas, como maratonas, mas sim conhecimento e quem armazena todo nosso conhecimento é o mesmo órgão que lida com nossos sentimentos.


1 - Pressão da família

    A expectativa dos vestibulando para entrar no ensino superior é alta e vem acompanhada de tensão, mas eles não são os únicos com todos estes sentimentos. Muitas das vezes os pais embarcam nessa jornada com os filhos e acabam cobrando demais ao invés de dar apoio, o que só piora a situação do vestibulando.

  A primeira dica é: Faça por você e não pelos outros. Só você sabe como seu cérebro funciona, o quanto consegue absorver de conteúdo, o quanto consegue ficar isolado do mundo, quanto tempo consegue ficar concentrado e etc, essas são coisas que só você e exclusivamente você vão saber. As pessoas são diferentes em muitas coisas e essa é uma delas. Drible a cobrança, deixe entrar por um ouvido e sair pelo outro. Sei que não é fácil, principalmente vindo daqueles que nos acompanham a vida toda, mas temos de entender que somente nós nos entendemos.

FOCO NO JALECO: Rumo à Universidade Federal de MedicinaOnde histórias criam vida. Descubra agora