Por que existem tantas igrejas diferentes? Qual é a certa?

505 14 1
                                    

Existem muitas razões que contribuíram para haver tantas igrejas diferentes. A grande variedade de igrejas e denominações é muito complexa. Não existe nenhuma igreja perfeita mas existem várias igrejas que seguem os princípios fundamentais da Bíblia.

O desejo de Jesus era que a igreja vivesse em união (João 17:22-23). Dentro da igreja primitiva havia variedade mas todos estavam unidos nos princípios fundamentais da fé. As divisões eram resolvidas pelo debate e a análise das Escrituras. Mas, com o tempo, surgiram divisões que separaram a igreja.


Como escolher a igreja certa?

Existem muitas igrejas de denominações diferentes que são boas. Apenas têm algumas diferenças em doutrinas secundárias. Procure analisar o que a igreja prega de acordo com a Bíblia (1 João 4:1). Evite igrejas com ensinamentos fundamentais errados. Se uma igreja está em conformidade com a Bíblia, ensinará que:

- Deus é todo-poderoso e criou o mundo; Ele nos criou para o Seu louvor (Salmos 148:5).

- Todo o homem está em pecado e separado de Deus; a consequência é morte física e ir para o Inferno (Romanos 3:23; Romanos 6:23).

- Porque Deus nos ama, Ele enviou Seu filho Jesus para morrer pelos nossos pecados na cruz; no terceiro dia Ele ressuscitou (Atos dos Apóstolos 2:22-24).

- Jesus veio como um homem, totalmente homem, mas ao mesmo tempo era totalmente Deus (1 João 2:22; 2 João 1:7).

- Para ser salvo você deve se arrepender dos seus pecados, crer que Jesus morreu e ressuscitou e confessá-lo como seu senhor e salvador – a salvação vem pela fé; depois você deve ser batizado como prova disso (Romanos 10:9).

- Quem é salvo recebe o Espírito Santo, que o ajudará a viver uma nova vida, livre do pecado (Atos dos Apóstolos 2:38).

- Um dia Jesus voltará para buscar os salvos e levá-los para morar no Céu com Ele; também haverá um julgamento e os ímpios serão destruídos junto com o diabo (1 Tessalonicenses 4:16-17; Mateus 25:31).

Esses são os ensinamentos fundamentais do Evangelho.


Como surgiram tantas igrejas?

Cada igreja nova se formou por razões diferentes. Existem alguns motivos principais que causam divisões:


- Disputas doutrinárias

Muitas vezes dentro de uma igreja surgem grandes debates sobre doutrinas principais ou secundárias. Quando a questão não é resolvida buscando a orientação de Deus, estudando e debatendo o que a Bíblia diz, com sinceridade e a mente aberta, pode causar uma separação.

A separação por causa de doutrinas principais pode ser importante, porque um dos lados pode estar caindo em heresia. Mas a separação por questões não essenciais é triste e revela intolerância. O melhor em todos os casos é tentar reformar, sem separar. Uma separação pode acontecer por:

- Expulsão – a igreja expulsa as pessoas que não concordam com certa doutrina oficial; os expulsos, para não perder a comunhão, se reúnem e formam uma nova igreja

- Saída voluntária – as pessoas que discordam da visão oficial da igreja decidem sair para criar uma nova igreja que aceita sua opinião


- Ministérios diferentes

Alguns ministérios têm um alvo muito claro, como atingir certa comunidade dentro de uma cidade. Por exemplo, uma comunidade onde todos falam alemão e ninguém fala português pode ter dificuldade em integrar uma igreja onde só se fala português.

Criar igrejas muito específicas não é o ideal, porque não são muito inclusivas. Mas, em certas situações, pode ajudar a evangelizar comunidades mais fechadas.

Por outro lado, nem todas as igrejas estão desunidas. Muitas igrejas concordam nos princípios fundamentais do Evangelho e trabalham em harmonia com outras denominações. Os verdadeiros cristãos são todos irmãos, não importa a denominação.

Religiões e IgrejasOnde histórias criam vida. Descubra agora