INTRODUÇÃO
Na realização das pesquisas 2012 feitas pelo IBGE informam que 44,2 milhões de trabalhadores estão informais isso chega a ser 22% do total da população brasileira.
Em relação aos trabalhadores de carteira assinada o IBGE mostra um índice de 48,1 milhões de pessoas em janeiro de 2016, sendo que este dado é uma inconstante devido á atual situação econômica do país. Em alguns estados o número é muito maior do que os anos anteriores.
De acordo com as estatísticas os trabalhadores formais que optaram pelo MEI apresentam 659,7 mil microempreendedores sem funcionários, dados de 2010, 4107 pessoas assalariadas contratadas por microempreendedores, números estes que só aumentam ao passar dos anos.
Com todos estes dados citados acima, a imigração de trabalhadores informais e formais para o MEI vem crescendo muito. Dar-se a essa imigração de acordo com as vantagens oferecidas pelo MEI como : a possibilidade de emissão de nota fiscal, comprovação de renda para abertura de limite de crédito com baixas burocracias, os direitos previdenciários, baixa burocracia e facilidade de acessória pelo SEBRAE, que por sua vez , da todo um suporte ao novo empreendedor e sua idéia de empreendimento. Oferecendo analistas, consultorias a disposição do empreendedor para quais quer esclarecimentos que possam surgir antes ou depois do empreendimento. Feiras anuais são feitas em vários estados brasileiros, nessas feiras acontecem troca de informações com os microempreendedores já atuantes em suas áreas e seus empreendimentos .