Após Gohan derrotar o Cell, Goku (já morto) estava treinado com o kaioshin do norte, para poder paricipardo torneio de artes marciais e ficar mais forte, nesse tempo de treinamento Goku despertou o SUPER SAYAJIN 3, que foi visto pela primeira vez quando ele lutou contra o Magin Boo em (Dragon ball z, Dragon ball Kai saga Boo e Dragon ball Kai episódio finais).
A outra pessoa que despertou o SUPER SAYAJIN 3 foi a fusão de Goten e Trunks (Gotenks) para lutar contra o Super Boo em (Dragon ball z,Dragon ball Kai saga Boo e Dragon ball Kai episódio finais).o mundo parecia está em paz depois de que o Cell morreu, até anunciarem um torneio de artes marciais então Goku decidi o treinar com o kaioshin do norte, poder ficar mais forte e participar do tornei de artes marciais, mais um bruxo chamado Babidi que tinha feito uma criatura mali guina chamada de Magin Boo. Quando o dia do tornei de artes marciais o mago Babidi precisava de muita energia para o evoca-lo, então ele pegou a energia do Gohan para evocar Babidi.
quando Babidi foi evocado deu tudo errado Magin Boo era mais mau que o próprio Babidi, então Magin Boo o matou, Goku mostrou o SUPER SAYAJIN 3 pela primeira vez quando foi lutar contra o Magin Boo.