O início

241 13 1
                                    

Muitos filósofos e cientistas dizem e/ou acreditam que o mundo surgiu da teoria do Big Bang, que o homem formou-se a partir de ínfimas matérias inanimadas ou talvez animadas que depois da explosão uniram-se. Outros dizem de o homem é um protótipo mais avançado de algumas espécies de macacos; mas, se fosse isso, porquê que hoje em dia os macacos já não evoluem e se tornam humanos? Porquê que não nos sentamos a mesma mesa com os nossos "parentes" e esperamos a sua evolução dentro das nossas casas? Porquê que há uma grande diferença em termos de comportamentos?
Há um universo de perguntas a serem feitas. Ninguém tem a total noção de onde veio e nem para onde vai. Porém, há uma similitude entre esses todos cientistas e filósofos. Ambos admiram a maneira organizada de como o mundo se apresenta. Alguns até chegam acreditar em um ser criador, mas não aceitando o dos cristãos. Para os cristãos, o homem surgiu do pó e do fôlego dado por Deus, sua entidade máxima, sobre o qual depositam toda crença , e para alguns, é a resposta para perguntas não respondidas pelos humanos.
Num mundo de teorias e pontos de vista , muita coisa é dita. Eu acredito que besteiras permanecem besteiras mesmo quando são ditas por cientistas famosos ( por John Lennox Professor da Universidade de Oxford), que tudo surgiu por um motivo, que todos têm um propósito e que há muitos segredos escondidos em cada escombro dessa terra, mas foram feitos para nunca serem descobertos.
As paredes viram muito, sentiram tanto por esse mundo fora: cada choro, cada sorriso, cada perda e cada ganho. Abrigaram as pessoas de cada chuva, cada sol, cada lava quente e cada neve. Viu esse mundo globalizar-se e tornar-se perigoso com a evolução.
Começou do nada , mas hoje tornou-se tudo.

************
É tanto calor que a estação apresenta. Vento algum consegue minimizar isso. Eu queria poder andar, cheirar, gritar tudo o que me vem à alma. Poder emigrar, conhecer um lugar onde possa viver em paz, sem ter que proteger alguém a todo instante . Sei que é necessário isso, mas só queria ser um pouco dependente. Ter alguém que lutasse por mim e tivesse uma voz antes que me derrubassem. Mesmo que quisesse, não tenho estrutura para navegar em mar algum , nem sentir outros ares. Não flutuo no mar , nem pairo no ar. Eu fui feito para aquilo, estático , monótono , uma forma simples de um "sem vida"...

-Tu podes me ajudar?
Eu quero saber como é a cidade agora. Quando fui produzida , não havia nada nesses arredores.
- Eu também vi tudo surgir, eu vi tudo partir. Disse várias vezes que estava preparado com idas e vindas, decepções e despedidas, mas é mentira. Sempre dói como se fosse a primeira vez.
Então diga-me no que se transformou aquele amontoado de paz e prosperidade ? Depois da tua criação não pude ver mais nada de fora. Limitei-me a prestar atenção para dentro desse abrigo que nós 4 formamos . Mas tenho consciência que tudo mudou, o tempo transforma.
- Hoje as coisas são diferentes do que eram antes. Há uma discrepância abismal entre o antes e o agora. A evolução tornou-se num fenómeno muito diferente do que pensáramos outrora, tornou-se perigosa. A globalização veio com inúmeros erros, com percas de essências e cultura. O mundo lá fora não se diferencia muito do que presenciamos aqui dentro entre as pessoas que abrigamos. Todos estão consumidos pelo ódio . Tu não perdeste nada de importante. Em cada duas coisas boas que aconteceram surgiram vinte más.
- Hoje, o que assola e assombra tudo e todos são as crises políticas , econômicas e pestes, mortes e mais mortes. Até é difícil acreditar que permanecemos durante esse tempo todo...
De repente sentiu-se uma proximidade de passos. Eram passos lentos, sem tanta intensidade...

To Be continued

O desabafo de 5 paredesOnde histórias criam vida. Descubra agora