Rarleen Sarrani
Petrópolis-RJ
Ouço o despertador do celular tocar as 7h50min da manhã, me inclino sobre o travesseiro apalpando até encontrar a fonte da minha agonia diária. Desligo rapidamente antes que eu realmente note que eu preciso acordar, volto a me aconchegar no travesseiro, e quase retorno a dormir se o segundo alarme de 10 minutos após o primeiro não tivesse tocado. Dessa vez tenho que me levantar, pego o celular e desligo todas as programações de alarmes que coloco de uma só vez e sigo me arrastando em direção ao banheiro. No corredor escuto o som sintonizado na rádio FM, o som vem acompanhado de minha Vó Marta fazendo sua mais autentica apresentação de play back matinal, o barulho dos talheres batendo e o vai e vem dela ao redor da cozinha. Abro a porta e me preparo para o banho, ligo o chuveiro e coloco na mais alta temperatura, o vento frio de manhã é desconfortante. Fecho os olhos, e me imagino andar por outros lugares, como se não houvesse limite entre os meus pensamentos e a realidade que me cerca.
__Rarleen!
Me assusto, e levo alguns segundos até entender que minha vó entrou no banheiro.
__Oh, você está tomando banho!-Minha vó aponta para o chuveiro.
__Vovó, Saia!-Pego as cortinas do banheiro e fecho até que ela não possa me ver. Minha vó me surpreende todos os dias, imagina se eu tivesse fazendo outras coisas nesse banheiro? A imagem de ser observada enquanto realizado o nº 2 não é nada atraente. E que insinuação é essa de "você está tomando banho!"? Ela tem alguma coisa importante para falar, porquê esse nível de invasão de privacidade só pode significar isso! A tampa do vaso faz um estrondo e percebo que minha vó simplesmente se sentou em cima dele, se eu não fazer alguma coisa ela vai ficar ali até eu tiver o interesse de saber as informações que ela quer contar. Abro as cortinas e vejo que ela estava da mesma forma que eu imaginei.
__Vovó, por favor saia!
__Quieta!-Ela aponta para mim.-Eu vi você crescer.Dei banho em você, troquei a sua fralda.
__Vovó, eu não sou mais uma criança! Eu tenho 22 anos, saia por favor!-Insisto e fecho novamente as cortinas.
__Isso é o que você pensa! E não deixe de lavar atrás das orelhas.
__Vovó!-Paro por um segundo, e começo a esfregar atrás das orelhas.
__Escute, você sabia que alguém roubou a Painita?
É impressão minha ou eu senti entusiasmo na voz da vó? Suspiro.
__Por favor, me passe minha toalha.
__Ahhh Ladrão de Jóias.-Ela suspira.-É difícil encontrar esses jovens hoje em dia. Tipo, José Alfredo, Antônio Fernandes...Eu só quero conhecer um homem assim...alguém que roube diamantes e corações!
Ouço a risada dela, e tento decifrar que mentalidade é essa que a faz se alegrar em conhecer um ladrão e colocar romance nisso. Mesmo que os vários livros de romance que eu já li, algum mocinho certamente já foi o criminoso e de repente ele salva a mocinha se tornando o mocinho no final de tudo, mas trazer isso a vida cotidiana no Brasil, era como ser assaltada e se o ladrão for roubar seu coração seria para vender no mercado negro. I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L. Minha vó começa a cantar e ri juntamente. Certo, banho matinal com show ao vivo.
__Ele roubou meu sonho...-♪♫♩♫.
Tenho que dá um basta nisso ou eu vou ficar nesse banheiro mais do que o necessário até ter rugas nos dedos.
__Vó, por favor, vá até o seu banheiro. E me passe a minha toalha!
Estendo a mão, rio da cara de decepção que ela faz ao me passar a toalha. E fecho novamente as cortinas, segundos depois ouço a porta se fechando. Suspiro, e me alegro com esses segundos de paz. Volto ao meu quarto e me arrumo para fazer aquilo que sei fazer de melhor em um pleno domingo, visto-me e agarro meu livro de banca que comprei recentemente. Um livro histórico das eras vitorianas. Passo o restante do dia sugada pela história, pausa apenas para almoçar e comer algo escondido da senhora Marta sem ela perceber. Ao chegar a noite, saio do meu quarto e sigo em direção ao sofá na sala, minha vó está sentada olhando fixamente para a TV, estranho esse fato pois nesse horário nem passa a novela que ela frenquentemente assiste...olho com atenção ao telejornal e na mesma hora percebo o porquê dessa atenção repentina.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Segredos em Mira
ActionUma transferência de um detento causou a morte do comandante mais estimado da policia. Levando assim, um grande enredo de trajetos e caminhos entre um governo e um ladrão de joias. A perseguição se torna tão duvidosa quanto a transparência dos fatos...